Deputados discurtem restrição a publicidade eleitoral em propriedades privadas


O relator da minirreforma eleitoral (PL 6397/13) e líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), defendeu há pouco o dispositivo do projeto que restringe a publicidade em propriedade privada a adesivos de 50 cm x 40 cm, vetando a divulgação de placas. Cunha disse que essas placas custam caro e que o candidato ainda tem de arcar com o aluguel de propriedades para a divulgação.
A proibição, segundo ele, vai diminuir o custo de campanha. “Endinheirado é quem pode botar placa”, disse Cunha.

O líder do Pros, deputado Givaldo Carimbão (AL), contestou o líder do PMDB. Segundo ele, as placas servem para divulgar o nome e a foto do candidato. “Não dá pra engolir dizer que placa encarece a campanha. Encarece campanha é quem compra voto”, rebateu.
O Plenário rejeitou há pouco um destaque do PCdoB que pretendia excluir do texto a proibição de propaganda em bens particulares e com cavaletes.
No momento, os deputados debatem outro destaque, apresentado pelo PT, que pretende retirar do texto especificamente o trecho que proíbe propaganda eleitoral em bens particulares com faixas, cartazes, bandeiras ou pinturas, por exemplo.

Comentários