A BOA NOTA
A Prefeitura Municipal de Groaíras(CE), através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto, vem por meio da presente nota anunciar a não realização da festa carnavalesca por parte do poder público. Compreendemos que a tradição carnavalesca é uma festa popular em que a mesma tem total importância, mas diante das atuais condições financeiras do município, que se encontra em situação de emergência junto ao Governo do Estado, devido ao período de estiagem. Tal ação fora anunciada pelo Governador do Estado que Proibiu liberação de recursos da casa civil e da secretaria de turismo para serem investidos em municípios com a festa popular.
Ainda obtivemos recomendação do TCM de não promover a festa, em visita ao município na última quinta feira, operação realizada em torno de 50 municípios do Estado. 
Atualmente, o município de Groaíras, recebe atendimento de emergência à seca, como os benefícios da bolsa-estiagem, garantia-safra e deverá receber a operação carro-pipa para atender as necessidades da falta de água na sede e nas localidades do município. Fazer uma festa nestas condições seria contraditório.
Portanto, esta é uma ação atendendo a recomendação do Tribunal de Contas para evitar gastos com recursos próprios, também em consciência a evitar que Groaíras perca esses benefícios de atendimento à seca. Prefeitura de Groaíras e a Secretaria de Cultura informa oficialmente que não realizará os dias festivos para o carnaval no município.
Sabemos que tão radicalizada ação, gera reações adversas em nossos citadinos e foliões, mas estamos conscientes de que este é o melhor caminho, seguindo a realidade administrativa e não uma pauta política. Reafirmamos a não condição financeira e preferimos ficar em desagrado com alguns foliões e comerciantes, mas não ficar omisso junto a um povo que é composto em sua maioria de agricultores que pedem nesse momento melhores condições climáticas.
Solicitamos a compreensão e sensibilização de todos, compreendendo a opinião e direito de aceitação ou não. Mas o nosso intenção é de proteger nosso município de problemas maiores.
Agradece,
Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Groaíras-CE.

Comentários