Prefeito de Aiuba foi preso por ordem judicial sob acusação de vários crimes


Prefeito Airton Araújo e o material apreendido pela Polícia Civil (Foto: Júnior Sultério)
O prefeito de Aiuaba e mais dos irmãos dele foram presos na madrugada desta quarta-feira em suas residências. Além de Airton Araújo (PROS), sua irmã e chefe de gabinete e um irmão, a Polícia Civil prendeu ainda uma ex-secretária de saúde do município. A equipe de seis delegados e 30 policiais civis foi comandada pelo Delegado Giuliano Vieira Sena no cumprimento a sete mandados de busca e apreensão e mais quatro de prisões expedidos pelo Tribunal de Justiça do Ceará.

A operação atende uma ação do Ministério Público que investiga processos de licitação fraudulentos, desvios de verbas públicas, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, peculato e vários outros crimes. Na casa do prefeito, os policiais encontraram um revólver calibre 38 municiado e este foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo a exemplo da ex-secretária de saúde por conta de outra arma localizada no interior de sua residência.

Armas apreendidas na casa do prefeito e da ex-secretária de saúde (Foto: Júnior Sultério)

      Todos estão recolhidos à carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Assaré, município localizado na região do Cariri, e, nesta quinta-feira, serão recambiados para a Delegacia de Capturas de Fortaleza, onde ficarão à disposição da justiça. Junto com os quatro, o comboio levará documentos, computadores e pendrives recolhidos a exemplo de R$ 7 mil em dinheiro que estavam na casa do prefeito e este não soube explicar a origem.

     Também foram apreendidos vários documentos e extratos bancários de alto valor que apontam na direção de enriquecimento ilícito. O irmão do prefeito não exerce cargo público e é apontado como controlador das despesas com combustíveis para os veículos da Prefeitura, configurando a usurpação de função pública. A justiça determinou ainda a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, bem como o afastamento imediato de todos os envolvidos de seus respectivos cargos.

    A operação de combate à corrupção é desenvolvida por meio de parceria entre o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil e o clima político em Aiuaba é tenso. Recentemente, o ex-prefeito Ramílson Araújo invadiu o prédio da prefeitura e já na condição de adversário do atual prefeito Airton Araújo a quem apoiou nas eleições. Já este último acusa o primo e ex-correligionário de querer mandar na Prefeitura. Airton chegou, inclusive, a registrar um BO (Boletim de Ocorrência) contra o pai de Ramílson por conta de uma suposta agressão.

Fonte; Site Miséria

Comentários