Três prefeituras e 24 câmaras do Ceará estão inadimplentes



As prefeituras de Crateús, Potengi e São Benedito estão em situação irregular com a Lei da Transparência. A lista com os nomes dos municípios inadimplentes foi encaminhada ao governador Cid Gomes pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM), conselheiro Francisco Aguiar, na última quarta-feira (16). Além do ofício enviado ao governador, o dirigente do TCM também encaminhou expediente à Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado e à Secretaria da Fazenda para adoção das medidas que considerarem cabíveis.
O levantamento realizado pela Diretoria de Fiscalização (Dirfi) indica ainda que, além das três prefeituras municipais, 24 câmaras municipais também estão em situação irregular quanto ao cumprimento da Lei Complementar 131/2009, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.
Em idêntica situação de inobservância da Lei Complementar 131/2009 estão as câmaras municipais: Alcântaras, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Aurora, Beberibe, Capistrano, Carnaubal, Catunda, Choró, Chorozinho, Farias Brito, Fortaleza, Granjeiro, Ipu, Irauçuba, Itapajé, Itatira, Lavras da Mangabeira, Madalena, Nova Olinda, Novo Oriente, Orós e Pindoretama. 
O QUE DIZ A LEI
A Lei Complementar nº 131/09, mais conhecida como Lei da Transparência, determina que os entes são obrigados a divulgar na internet, em tempo real, informações detalhadas sobre a sua execução orçamentária e financeira por meio do Portal da Transparência.
  O descumprimento da lei impõe aos municípios sanções que vão desde a suspensão de repasses de recursos voluntários, impedimento na assinatura de convênios, bem como a instauração de provocação para apuração de responsabilidade.

Fonte: O Estado

Comentários