Ciro volta a criticar Eunício Oliveira, enquanto CID arrasta definição para o fim do prazo



O atual secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, disparou duras críticas contra o senador Eunício Oliveira (PMDB), pré-candidato à sucessão estadual. Em entrevista coletiva, Ciro voltou a chamar Eunício de “biruta de aeroporto”, “lambanceiro” e afirmou que o senador é um  “riquinho que quer comprar o poder no Estado Ceará”. As declarações foram feitas na noite de ontem, antes da reunião do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), no Hotel Oásis Atlântico, na Avenida Beira Mar.
Ao ser questionado pelo jornal O Estado, sobre que tipo de perfil terá o candidato que será escolhido pela cúpula para a sucessão estadual, Ciro disparou, reverberando que não será alguém com “conversa mole” e “muito menos lambanceiro como Eunício, que parece biruta de aeroporto”.
Sobre a notícia que corre nos bastidores, de que o senador teria fechado com Aécio Neves para presidente da República, Roberto Pessoa para vice e Tasso Jereissati para o Senado, Ciro ponderou disparou: “Agora a notícia que temos é que virou para o Aécio. É uma ideologia comovente”, ironizou, verbalizando ainda que “um cara que queria o apoio do Cid até ontem, nunca deu um centavo de emenda para a Segurança, nunca deu um centavo para a Saúde no Ceará, só porque quer ser governador, porque é riquinho e quer comprar o poder no Estado do Ceará”.
Durante a entrevista, Ciro Gomes destacou ainda várias obras realizadas pelo irmão, governador do Estado, Cid Gomes, que devem ser concretizadas e continuadas. Ao falar sobre a segurança pública, voltou a criticar Eunício. “De três policiais envolvidos que estão na rua, dois estão sendo contratados pelo governo, todas as delegacias estão modernas [...] Nós zeramos os crimes como sequestros. Havia muito gente conversando besteira sobre insegurança, politiqueiros que nunca deram um dia de serviço, que ganham suas fortunas vendendo segurança particular, falando besteira”, pontuou.
Com um tom bem mais moderado, o governador Cid Gomes também foi questionado sobre a composição que inclui o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, como vice do senador Eunício Oliveira (PMDB) ao Governo do Estado e Tasso Jereissati ao Senado. Cid minimizou, afirmando que há especulações de ambos os lados e que não acredita em definição. Cid disse, ainda, não saber se teme a chapa de Eunício.
EM ABERTO
A menos de quatro dias do fim do prazo eleitoral para definição dos candidatos à eleição de 2014, o governador Cid Gomes (Pros) reuniu os líderes dos partidos aliados ontem. Embora o nome do candidato à sucessão de Cid seja o anúncio mais esperado, o encontro tratou de desenrolar as coligações proporcionais e assim evitar possível desfalque no grupo de aliados.
O governador afirmou que as coligações proporcionais têm causado imbróglios e tratou de acalmar os aliados insatisfeitos com a demora na definição da chapa majoritária, ressaltando que aguarda uma definição mais clara do cenário, que, até agora, está embaralhado, referindo-se à oposição. Nos últimos dias, Cid tem realizado inúmeras articulações.
SAÚDE
Questionado sobre o desmaio ocorrido no último final de semana durante convenção estadual do PDT, Cid Gomes explicou ter ocorrido uma “hipotensão postural associada ao quadro de estresse”, e que, segundo recomendação médica, precisa ter uma vida mais “recatada”.

O ESTADO

Comentários