Micro e pequenos estabelecimentos de Sobral terão oportunidade de ser fornecedor da Votorantim Cimentos


Encontro de negócios de Sobral
Encontro de negócios do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores reuniu diretores CDL, empresários locais e representantes da Votorantim cimentos 
 
Fortaleza. O município de Sobral aderiu à logística de mercado competitivo com requisitos de alto padrão em sustentabilidade. Acordo firmado entre a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sebrae, Associação Comercial e Industrial, Prefeitura Municipal e Votorantim Cimentos estabeleceu a criação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).
A iniciativa tem o intuito de aumentar a aquisição de bens e serviços de empresas locais, em especial as micro e pequenas, gerando emprego e renda na região de abrangência da indústria de cimentos.
De acordo com o diretor distrital da FCDL, Daniel Menezes, o PDF prevê a capacitação e a certificação de potenciais fornecedores locais, apoio ao desenvolvimento do associativismo por meio do fortalecimento das associações comerciais e industriais, CDLs, além da realização de palestras, encontro de negócios, visitas e viagens técnicas.
Daniel explicou os impactos positivos sobre a economia do município a partir desse processo. "Além da capacitação de todo o seu quadro funcional, o empresário local terá crescimento sustentável, ficando apto a comercializar produtos ou serviços para qualquer grande empresa do mundo, não se limitando à macrorregião, pois, depois de implantado todo o projeto, o empreendedor certificado saberá negociar com os mais diversos segmentos", comentou.
A CDL de Sobral ficará responsável por viabilizar e coordenar as reuniões do Comitê Gestor e participar das avaliações dos trabalhos, assim como, coordenar os cursos de capacitação técnico-gerenciais e atrair e mobilizar parceiros institucionais.
O volume de compras da unidade industrial da Votorantim de Sobral corresponde a aproximadamente R$ 80 milhões, sendo apenas R$ 13,5 milhões realizado na cidade. A meta é dobrar as compras locais em um ano.
De acordo com a CDL de Sobral, no primeiro encontro de negócios realizado, 51,9% das empresas da cidade ainda não são fornecedoras da Votorantim Cimentos. "Dessa forma, observamos um potencial para ampliar a participação dos fornecedores locais, sendo para isso imprescindíveis mecanismos que promovam a integração entre as duas partes interessadas", esclareceu Daniel.
O presidente da CDL de Sobral, Deocleciano da Frota, afirma que a iniciativa vai transformar o perfil da economia local. "Em 2015, funcionará a segunda fábrica de cimentos em Sobral, no distrito de Aprazível. Esse cenário consolidará Sobral como polo exportador", explicou.
Para o comerciante Candido Aguiar, o PDF marca nova fase. "O acesso à Votorantim nos dará a oportunidade de comercializar nossos produtos, que até então, não tinham acesso às grandes fábricas locais. Só faltava esse canal, essa ponte", finaliza.

Fonte: DN

Comentários