Crea-Ce vistoria uso de agrotóxico na Serra da Ibiapaba

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) realizará, entre os dias 3 e 5 de novembro, uma inspeção na Serra de Ibiapaba, no município de Tianguá.
A ação, que contará com a participação do 1º secretário da autarquia, engenheiro-agrônomo Paulo de Tarso, do fiscal do Conselho, Wlauber Barbosa, e do agente da Fiscalização do município de Tianguá, Germano de Araújo, visa fiscalizar o exercício profissional dos engenheiros-agrônomos, bem como a comercialização e uso legal de agrotóxicos na região.
Aplicação
Segundo o coordenador da Fiscalização do Crea-CE, engenheiro de produção Almir Sousa, "há uma preocupação por parte da autarquia de verificar se os agrotóxicos estão sendo vendidos e aplicados corretamente. O uso incorreto traz malefícios tanto para quem está trabalhando com o produto químico, como para a saúde da população".
"Os agrotóxicos só podem ser vendidos sob prescrição de um profissional da engenharia agronômica, que, mediante o caso observado, irá receitar o agrotóxico adequado para a situação. Então, a nossa visita tem o objetivo de averiguar se o uso no campo está sendo utilizado com recomendação técnica para que não venha a ocorrer nenhum prejuízo para a saúde da população", explicou Almir .
Ainda durante a permanência da equipe pela região, o coordenador da Célula de Registro de Cadastro, Rogério Pontes, participará de uma palestra por ocasião da I Semana do Técnico Agrícola da Região da Ibiapaba (Setari), a ser promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Campus de Tianguá.
Palestra
A palestra, que acontecerá no dia 5 de novembro, às 9h30, visa promover uma discussão ampla, efetiva e territorial em torno das ações do técnico agrícola, partindo de um contexto de produção, mercado e carreira. O coordenador, ainda, participará de uma mesa-redonda composta por representantes da Associação dos Técnicos Agrícolas do Ceará (Atace).

DN

Comentários