Enem: 218 mil alunos da rede estadual terão terão transporte e alimentação garantidos









Inep Enem

Dando continuidade ao Projeto Enem Chego Junto, Chego bem, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), depois de preparar os 218 mil alunos da rede estadual inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, realiza o “Dia E”, um conjunto de ações que garantirá alimentação, hospedagem e transporte dos estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, na Capital e no Interior, nos dias de provas, 8 e 9 de novembro. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual.
Enem Chego Junto, Chego Bem
O Projeto tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes para o Exame, com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula, a iniciativa promove atividades como o Plantão Tira-Dúvidas; Preparação: Rumo à Universidade; Palestras; Sabadões do Enem, Enem não tira Férias e os Simulados online feitos pelo Descomplica e Geekie e Simulado presencial, aplicado pela Seduc. É ainda feita a distribuição de material didático (redação no Enem, coletânea de provas e apostilas).
O trabalho relativo à etapa “Dia E” mobiliza escolas, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), famílias, entidades e instituições.
Transporte
Na Capital, 42.182 jovens fizeram inscrições para o Enem. Desse total, 26 mil receberão, na própria carteira de estudante, créditos para pagar as passagens dos dois dias de prova. Os demais, por não possuírem o documento, utilizarão o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao aluno, na escola em que estuda, que permitirá o transporte nas datas do Exame. 1.300 alunos de Caucaia, Maracanaú e Maranguape, devido ao local de prova estar em outro município, também contarão com o mesmo benefício. No Interior, 2.097 veículos farão o transporte dos alunos do Ensino Médio.
Hospedagem e Alimentação
Um total de 10.327 alunos de municípios ou distritos de difícil acesso aos locais de provas terá hospedagem garantida. Uma das opções de atendimento, a “Hospedagem Solidária”, vem dos pais e familiares de alunos, profissionais e parceiros das escolas que atenderam ao chamado da Seduc. São 9.458 famílias mobilizadas nesta ação. Serão servidos almoço e jantar para 53.200 alunos nos locais de hospedagem e nas escolas estaduais. Para os dias de provas, os 218 mil inscritos na Capital e no Interior irão receber o kit Enem, composto de suco, biscoitos e barra de cereal.
Pontos de Apoio
No Ceará, são 124 polos de provas do Enem. A Seduc montará 148 pontos de apoio, distribuídos em locais estratégicos em todo o Estado, com informações, água e caneta para os estudantes. Em Fortaleza, por exemplo, haverá um ponto em cada um dos sete terminais de ônibus.

Ceará Agora

Comentários