José Albuquerque discute com empresa alemã implantação do estaleiro em Camocim











O governador em exercício José Albuquerque se reuniu nesta terça-feira (25), no Palácio da Abolição, com representantes da empresa alemã Nordic Yards. Na pauta do encontro estava a implantação do estaleiro no município de Camocim, no Litoral Oeste do Ceará. A escolha de Camocim para receber o estaleiro deveu-se à sua localização, que está mais próxima do Canal do Panamá que os atuais portos brasileiros, o que representa economia de dinheiro e de tempo para embarcações e para o comércio marítimo internacional.
O empreendimento receberá investimento de R$ 1,2 bilhão e serão gerados 2,5 mil empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos. O estaleiro terá quatro fases de implantação, sendo que no prazo de dois anos já entrará em funcionamento e em cinco anos a obra estará totalmente concluída. A empresa alemã obedece todos os critérios europeus de sustentabilidade e segurança, incluindo o aproveitamento de resíduos. O estaleiro de Camocim. Além da construção de navios e de plataformas marítimas, fará reparos de embarcações.
Durante a audiência, José Albuquerque ressaltou a importância do empreendimento para o Ceará e, sobretudo para os municípios próximos ao Litoral Oeste. “É mais geração de emprego e renda para a população, e isso representa mais qualidade de vida e oportunidades”, disse. Participaram também do encontro a prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, o deputado estadual Sérgio Aguiar e o assessor especial de Assuntos Internacionais, Hélio Leitão.
A empresa foi fundada em 1946 e é considerada líder no setor marítimo de Excelência. Com estruturas offshore de alta complexidade, navios de alta tecnologia e soluções de sistemas. A empresa tem expertise para construção de plataformas em alto-mar, mesmo em condições severas (tempestade e temperaturas negativas). A Nordic Yards é considerada uma das principais empresas em inovação da Alemanha e tem escritórios na Europa e Ásia.


Ceará Agora

Comentários