Pular para o conteúdo principal

Morre Seu Lunga aos 87 anos em Juazeiro do Norte










seu lungaUm dos personagens do imaginário popular, famoso por tiradas pra lá de mau humoradas, o Seu Lunga, ou Joaquim Santos Rodrigues, foi realmente de carne e osso e viveu por 87 anos na cidade da romaria, Juazeiro de Norte. Sua saga terminou na manhã deste sábado, às 9h30min, em decorrência de um câncer no esôfago.
Ele estava internado no hospital São Vicente, em Barbalha. Ele deixa a esposa Carmelita Rodrigues Camilo e 13 filhos. Desses, há 11 vivos. Dois morreram em decorrência do mesmo problema do pai.
Joaquim dos Santos Rodrigues nasceu em 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá no município de Caririaçu, e viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré. Recebeu um apelido por uma senhora, que era vizinha, e passou a chamá-lo de Calunga, que mais adiante se reduziu para Lunga. Com 16 anos de idade foi morar no município de Juazeiro do Norte. Casou em 1951 e tornou-se pai de treze filhos. Lunga era dono de uma sucata em Juazeiro do Norte que vendia de tudo, desde aparelhos de televisão a frutas.
Chateado por utilizarem seu nome em histórias “mentirosas”, ele chegou a mover um processo contra o cordelista Abrahão Batista, que utilizava o apelido do sucateiro em suas publicações. Abrahão publicou o cordel com o título “As histórias de Seu Lunga, o homem mais zangado do mundo”, que narra frases e respostas atribuídas ao comerciante.

Ceará Agora

Comentários