Secretariado de Camilo será anunciado hoje (29)



Praticamente às vésperas da sua posse, o governador eleito Camilo Santana (PT) anunciará, hoje, nomes dos secretários que integrarão sua gestão no governo do Estado. A divulgação está marcada para as 16h, no Palácio da Abolição. Com o anúncio oficial, Camilo encerra longo período de especulações em torno de seu secretariado e cessa com a ansiedade de partidos e  aliados.
Antes da confirmação dos nomes, o que não falta são especulações nos bastidores políticos. Fontes ligadas ao governador eleito, que preferiram não se identificar, revelaram ao O Estado possíveis escolhas para compor a equipe do petista, alguns nomes já são, inclusive, dados como certos.

CONTINUAM
Da atual gestão, seguem no governo Camilo: o secretário de Grandes Eventos, Ferruccio Feitosa e a secretária de Justiça, Mariana Lobo, que deu um novo olhar à questão da ressocialização dos presos no Ceará. Para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), especula-se que Camilo mantenha o atual secretário, Nelson Martins, que é um petista considerado cidista, assim como Camilo. Nelson não disputou a reeleição e participou da coordenação de campanha de Camilo ao Governo do Ceará.
Em entrevista a O Estado no último dia 22 de dezembro, Nelson disse estar à disposição de Camilo. No entanto, o nome de Felipe Pinheiro, que foi coordenador da campanha para deputado estadual em 2010 de Camilo, quando foi eleito como deputado mais bem votado do Estado, também está sendo cotado para assumir a pasta.

COTADOS
O nome do deputado eleito Davi Durand (PRB) é o mais cotado para a Secretaria de Esportes (Sesporte). Para a Secretaria das Cidades, Camilo deve indicar o atual secretário do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Cunha, que vem a ser uma pessoa de confiança do grupo de Cid Gomes (Pros).
A Secretaria de Planejamento poderá ficar com Mauro Filho (Pros), que foi candidato a senador nas últimas eleições e foi secretário da Fazenda durante o governo de Cid Gomes (Pros). Mauro é considerado homem de confiança de Ciro Gomes, irmão de Cid. Caso ele não componha a equipe de Camilo, Mauro Filho poderá ser indicado pela presidente Dilma Roussef (PT), a pedido do grupo, para um cargo no Banco do Nordeste.
 A Secretaria de Educação poderá voltar para as mãos da vice-governadora, eleita Izolda Cela (Pros). Ela comandou a pasta durante o governo de Cid, dando grandes resultados, como o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que foi referência nacional e sendo o maior responsável pela indicação de Cid para assumir o Ministério da Educação. Caso Izolda não fique no comando, a indicação de Camilo deve passar pela aprovação dela. Corre nos bastidores que Cid Gomes tem interesse de levá-la para Brasília. Questionado sobre o convite a Izolda, o futuro ministro disse que a prioridade é de Camilo, já que ele tem outras opções em plano nacional, mas sem descartar a possibilidade.

CASA CIVIL
Na Casa Civil, a expectativa é que Arialdo Pinho, que pode ir para Brasília compor a equipe de Cid na Educação, saia do cargo deixando espaço livre para Danilo Serpa, que é presidente do Pros Ceará. Considerado homem de confiança de Cid e Ciro, Danilo é o atual chefe de gabinete do governador e coordenou a campanha de Camilo para o governo.

SAÚDE
Para assumir a pasta da Saúde, que hoje é comandada por Ciro Gomes (Pros), estão sendo cotados dois nomes: o deputado José Sarto (Pros), que tem forte ligação com o grupo cidista e é atual líder do governo na Assembleia; e o Dr. Carlile Lavor, que já foi secretário da Saúde no governo de Tasso Jereissati (PSDB), quando idealizou o programa de Agente Comunitário de Saúde, que serviu de modelo para ser implantado em todo o Brasil. Carlile já ganhou diversos prêmios, inclusive da ONU, e já deu em Angola sobre como combater a mortalidade infantil.

SEGURANÇA
O grande gargalo da gestão de Cid Gomes, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) poderá ser comandada pelo delegado da Polícia Federal Delci Teixeira, que hoje é integrante da Comissão de Ética do Ministério da Justiça.

E AINDA
Apesar de a equipe de comunicação ser hoje comandada pela jornalista Ana Cristina Cavalcante, que acompanha Camilo desde seu mandato como deputado Estadual, também entram na disputa pelo comando da equipe Tiago Cafarro, que compõe a atual equipe de assessores de Camilo, e Chagas Vieira, que foi coordenador de imprensa da campanha de Camilo.
A Secretaria de Cultura, que hoje é comandada pelo jornalista Paulo Mamede, poderá ser gerida na próxima gestão pelo fotógrafo e professor do curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Silas de Paula.

O Estado
(Camilo Santana, Viana Farias)

Comentários