Camilo tem segunda baixa em apenas dois meses de governo



(Governador Camilo Santana)
Cerca de 50 dias após a sua posse, o governador Camilo Santana (PT) enfrenta a segunda baixa em seu secretariado. Desta vez, Odécio Carneiro foi exonerado do cargo de secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), que ocupava desde o início do mandato de Camilo.
 Os motivos da saída não foram divulgados, e, em meio à crise, as informações são desencontradas. A secretaria não confirma a informação da assessoria do governo. Inclusive o ofício estaria aguardando apenas ser publicado no Diário Oficial. Ao jornal O Estado, a assessoria da SSPSD informou se tratar de boatos e, se fosse confirmado, divulgaria a notícia. Nos bastidores, existem rumores sobre um mal-estar envolvendo os gestores que não estariam conseguindo realizar o trabalho como desejado. Fontes ouvidas por O Estado afirmam que o próximo a deixar o cargo é o secretário de Segurança, Delci Amaral. A assessoria de Camilo nega a informação.  
 O secretário, segundo relatos, estaria insatisfeito com a falta de autonomia no cargo, além das nomeações sem ser consultado e as inúmeras cobranças por parte do Executivo sem o respaldo para pôr em prática as ações necessárias. O assunto chegou a ser comentado na Assembleia Legislativa, mas logo foi rebatido pelo vice-líder do Governo, Júlio César Filho (PTN), informando que Camilo e Delci estariam reunidos naquele momento na sede da secretaria tratando das questões envolvendo o programa Ceará Pacífico, que visa reduzir os índices de violência no Estado.

Primeiro escalão
Antes de Odécio Carneiro, Camilo teve uma baixa no primeiro escalão com a exoneração do deputado estadual David Durand (PRB) da Secretaria de Esporte. Na semana passada, seu partido anunciou o pedido de exoneração, alegando esvaziamento da pasta, principalmente com a possível transferência da administração da Arena Castelão e do Centro de Formação Olímpica (CFO) da Secretaria de Grandes Eventos, que será extinta, para a Casa Civil. De volta à AL, o parlamentar comentou o assunto. Diferente da nota emitida pelo PRB, Durand atribuiu aos adversários o desgaste na sua gestão e disse não ter mágoas de Camilo, agradecendo-o pela oportunidade.   “Não foi um ambição pessoal assumir a secretaria, mas uma missão determinada pelo partido”, disse o parlamentar, acrescentando que “se tivesse apego a cargos ainda estaria lá, ocasionando tanto rancor a essas forças ocultas”. Ainda segundo ele, o partido não é apegado a cargos e, portanto, acredita que “erros de gestões anteriores” não cabem no atual governo.

Mudança
Com relação à mudança proposta pelo projeto do Governo em atribuições da transferência da administrações de dois equipamentos da Secretaria de Grandes Eventos para a Casa Civil e não para a pasta de Esporte (Sesporte), apontada como uma das justificativas para sua exoneração, Durand afirmou ter sido informado por Camilo de que a mensagem do Executivo que trata da reforma administrativa seria modificada, e a Sesporte ficará responsável pela gestão da Arena Castelão e do Centro de Formação Olímpica.


O Estado

Comentários