Projeto quer aumentar produção leiteira de Sobral




Transferir tecnologia para o desenvolvimento da pecuária leiteira familiar, capacitar profissionais de extensão rural e produtores, além de monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais. Estes são os objetivos do Projeto Balde Cheio que estão sendo implementados pela Secretaria de Agricultura e Pecuária de Sobral (Seagri), município que fica a cerca de 250 quilômetros de Fortaleza.
“Uma das principais estratégias do projeto são as parcerias efetuadas com diversos tipos de instituições públicas e privadas como: prefeituras, laticínios, associações, entre outros”, explica o coordenador Técnico da Seagri, Pedro Pitombeira.
Nesse primeiro momento, 20 produtores das comunidades dos distritos de Patos, de Aracatiaçu e de Caracará, que já desenvolvem a atividade leiteira e participam do Programa Leite Fome Zero, estão sendo organizados. Na semana passada, foi realizada a primeira palestra com os produtores do Assentamento Bonsucesso, Distrito de Patos.

Meta
Apesar da seca que castiga o Ceará há mais de quatro anos, os produtores estaduais estão otimistas quanto à meta de produção. As chuvas vêm servindo para produção de pasto. De 2013 para 2014, o setor leiteiro apresentou um aumento estimado em 35% na produção de leite no estado. Entre os fatores que contribuíram para essa melhora, estão a chegada de novos investidores no setor, o melhoramento das técnicas usadas pelos produtores para driblar os efeitos da seca e a ajuda do governo Estadual. A meta é dobrar a produção de leite no Ceará nos próximos quatro anos, quando o estado passaria a produzir 1 bilhão de litros por ano.
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), também é mais um fator que ajuda os produtores leiteiros. Através do Pronaf, os produtores têm acesso a diversas linhas de crédito para investimento e custeio com o objetivo de melhorar a produtividade, a quantidade e a qualidade da produção.

o estado

Comentários