Funceme confirma inverno abaixo da média no Ceará


O inverno deste ano já está terminando sendo que, como era previsto, ficou abaixo da média. A informação é do presidente da Funceme, (Fundação Cearense de Meteorologia), Eduardo Sávio Martins, acrescentando que a média de chuvas do inverno deste ano no Ceará foi da ordem de 412 milímetros, referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.
Com relação ao mês de maio, que está se iniciando, ele prevê poucas e pequenas chuvas que não vão alterar muito os resultados já conseguidos. Ele lembra que o inverno é dividido em três categorias: abaixo, normal e acima da média. Na categoria abaixo, o nível de chuvas tem que ficar abaixo de 412 milímetros, que foi o que realmente aconteceu no inverno deste ano.
Ele observa que algumas regiões, uma delas a sul, choveu com mais intensidade, mas observa que em outras, uma delas a centro, choveu muito pouco fazendo com que a média de todo o inverno deste ano fosse abaixo de 412 milímetros. “Infelizmente o nosso inverno neste ano, como era previsto, foi fraco e o que temos que fazer agora é usar a água com racionalidade”, sugere.

Estoque
Com relação ao estoque de água que existe nos reservatórios do Ceará, depois da quadra invernosa, disse que em média é de apenas vinte por cento, o que é muito pouco, porque não dá ainda para saber como vai ser o inverno de 2016. Ele observou que num levantamento até o dia 22 de abril o aporte de água estava pior do que o de 2012 e pouca coisa vai mudar no mês de maio.
Ele informou que o Açude Castanhão está com estoque de água um pouco mais de vinte por cento, porque naquela região o inverno foi fraco. Sávio informa que Funceme vai ficar fazendo previsão todos os meses que faz parte do seu trabalho. Ele viajou a Brasília para participar de reunião da Codevasf e UNB para discutir para discutir a operação da bacia do rio São Francisco. (com informações de Tarcísio Colares).

Comentários