Município de Groaíras realiza a 1ª Conferência Municipal de Juventude



Prefeitura de Groaíras realizou neste ultimo dia 03 de setembro de 2015 na Creche Pró Infância a primeira conferência municipal de juventude de Groaíras,compromisso do prefeito Adail como forma de garantir a participação da juventude e assegurar plenamente os direitos dos jovens, criando oportunidades para que estes exerçam, na prática, o papel de protagonistas nos projetos prioritários de Groaíras.

Tivemos apresentações intervenção Cultural do grupo CIA viva de Teatro e casa do Oxossi.

O papel da juventude é cada vez mais reconhecido como de fundamental importância ao processo de desenvolvimento de qualquer país do mundo. Prova disso é que a ONU elegeu 2010 como o Ano Internacional da Juventude, com o objetivo de encorajar o diálogo e a compreensão entre gerações e estimular os jovens a promoverem o progresso, com ênfase nas Metas do Desenvolvimento do Milênio.

A escolha da ONU ratificou o esforço que o Brasil vem realizando para consolidar uma política de juventude que seja capaz de assegurar plenamente os direitos dos jovens, criando oportunidades para que estes exerçam, na prática, o papel de protagonistas nos projetos prioritários do país.

É importante ressaltar que até pouco tempo as políticas juvenis, no Brasil, consideravam a juventude apenas como uma fase de transição da adolescência para a vida adulta. Em função do próprio Estatuto da Criança e do Adolescente, essas políticas estavam restritas aos brasileiros com até 18 anos.

A partir dessa faixa etária, eles passavam a integrar o grupo de adultos, com acesso às políticas universais, sem qualquer reconhecimento às suas particularidades. O primeiro grande desafio do governo federal foi justamente mudar esse paradigma e mostrar que a juventude é um segmento social estratégico, com direito a políticas específicas e capazes de atender às suas necessidades.

Com esse objetivo, a Política Nacional de Juventude (PNJ) foi instituída em 2005, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República.

Presença primeira dama Elisabeth Ximenes,secretário,vereadores,professores,alunos e o público em geral.

No final foi feito a escolha dos delegados através da assembléia,no dia 10 setembro estarão em São Benedito representando Groaíras.

Administração Igualdade é a Nossa Meta!