Governo autoriza 180 poços no Interior


A decisão de perfurar poços ocorre devido ao agravamento da seca no Ceará, onde 81% das cidades decretaram situação de emergência ( FOTO: HONÓRIO BARBOSA )
O Governo do Estado irá perfurar 180 novos poços nos municípios cearenses que tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, nesta semana. O processo de contratação das empresas para a construção destes poços se dará por dispensa de licitação, segundo anunciado pelo Governo. Conforme o Executivo, a medida é justificada pela "urgência na necessidade de atendimento à população". Além disso, a cidade do Cedro, na Região Centro-Sul, também receberá uma adutora de montagem rápida (AMR).
A autorização para execução das iniciativas foi dada, ontem, pelo governador Camilo Santana. O chefe do Executivo também enviou para publicação no Diário Oficial do Estado a dispensa de licitação. A medida havia sido comunicada pelo Governo na semana passada.
Conforme noticiado, ontem, pelo Diário do Nordeste, o agravamento da seca no Estado fez com que 81% dos municípios decretassem situação de emergência neste mês. As 150 cidades que estão em condição crítica, abrigam 4.795.388 habitantes, o que representa 54% do total da população do Estado.
A perfuração dos poços e a instalação da adutora foram discutidos na reunião semanal do Comitê de Monitoramento da Situação do Semiárido Cearense, que aconteceu, nesta quinta-feira, no Palácio da Abolição.
O secretário-chefe de gabinete do governador, Élcio Batista, que comandou o encontro, explicou que essa lista das cidades que carecem da perfuração de poços com mais urgência foi definida com base no contato feito com os gestores e os técnicos dos órgãos do sistema hídrico do Estado. Conforme ele, os órgãos transmitem um monitoramento da situação das cidades em tempo real, o que garante o diagnóstico por parte do Governo.
No caso da adutora definida para o Cedro, segundo o secretário, a situação é considerada "mais delicada" e o objetivo é garantir o investimento para aproveitar o recurso hídrico que já existe no açude.
Ações específicas
No reconhecimento da situação crítica feito pelo Governo Federal, nesta semana, estão inclusos, dentre outros, os municípios de Quixadá, Iguatu, Canindé, Camocim, Beberibe, Choro, Crateús, Redenção, Brejo Santo, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Sobral e Irauçuba. Em todos estes municípios, o agravamento da seca gerou prejuízos públicos que superam 2,7% da receita líquida destas cidades.
Na reunião ocorrida ontem, a situação das cidades de Milhã localizada no Sertão Central, e Parambu, no Sertão dos Inhamuns, foram destacadas. Segundo o Governo, foi definido que, nos próximos sete dias, uma máquina deve iniciar a perfuração em busca de água em Milhã. Já em Parambu, a Operação Carro-Pipa deve ser iniciada no dia 20 de novembro.
No encontro, o Governo também anunciou que irá realizar pregões eletrônicos para cinco novas atas de registro de preço, por meio da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra). Os pregões serão realizados nos dias 4 e 11 de novembro e devem, segundo o Governo, facilitar a implantação de sistemas de abastecimento no próximo ano.

DN