-- ANUNCIE AQUI ! ---------------------------------------------------------------------------

19 abril 2016

Aumento de energia no Ceará será definido hoje



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decide hoje o índice de aumento da tarifa de energia dos mais de 3,7 milhões consumidores cearenses atendidos pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), quatro dias antes de entrar em vigor, no próximo sábado (22). A previsão do reajuste é indefinida, uma vez que, pela primeira vez, o pleito da distribuidora não foi divulgado pela agência.
A falta de abertura da Aneel quanto aos estudos relacionados ao reajuste foi criticada por Erildo Pontes, presidente do Conselho de Consumidores da Coelce (Conerge). "A agência preservou os números e só vai apresentá-los amanhã (hoje), dias antes da aplicação. Essa informação deveria chegar mais cedo para todo mundo. A sociedade tem direito de estar informada", defendeu o presidente.
Para preservar os interesses dos consumidores, um representante do Conerge estará presente na reunião, podendo, inclusive, realizar uma sustentação oral a respeito do procedimento. Segundo Pontes, o atraso na divulgação das informações pela agência será um dos pontos a ser rebatido na reunião, além de uma crítica quanto ao processo de revisão tarifária ocorrida no ano passado e concluído na semana passada.
A distribuidora do Ceará foi a primeira no País a sofrer a revisão tarifária (que é diferente do reajuste) em 2015 e, na ocasião, a Aneel estava revendo a metodologia para realizar o processo - até a data para implementar o reajuste, foi definida uma revisão provisória.
"Neste ano, o processo levará em conta tanto os aspectos inflacionários do reajuste, como da revisão definitiva da tarifa", explicou Pontes.

DN
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial