Quixadá tem o maior mandacaru do Brasil



Quixadá tem o maior mandacaru do Brasil, afirma um grupo de ciclistas responsável pela última medição da planta,  Eles estiveram no local para uma alegre confraternização que, segundo o esportista Kido Aranha, será transformada em tradição.

A medição revelou que o mandacaru, localizado na Fazenda São Salvador, nas proximidades do Distrito de Custódio, tem 9,5 metros de altura. Há muitos anos a planta é protegida por seu Sebastião e sua esposa, Dona Graça, na casa de quem os ciclistas foram acolhidos.

Questionado se tinha certeza de que o mandacaru é mesmo o maior do Brasil, Kido Aranha saiu com a seguinte resposta: “Quem tiver um maior que conteste. Por enquanto é o nosso.”
O mandacaru

O mandacaru (nome científico Cereus jamacaru) é uma cactácea nativa do Brasil, adaptada às condições climáticas do Semiárido. Conhecida também como cardeiro, a planta normalmente alcança até seis metros de altura e possui um formato que pode lembrar um candelabro. O mandacaru é importante para a restauração de solos degradados, serve como cerca natural e alimento para os animais. A planta espinhenta sobrevive às secas devido à sua grande capacidade de captação e retenção de água.