Deputado federal Leônidas Cristino parabeniza Sobral pelo baixo índice de Mortalidade Infantil


Fonte: assessoria de Comunicação de Leônidas
Resultado de imagem para deputado leonidas cristino
Deputado federal Leônidas Cristino analisando e parabenizando a redução dos índices de mortalidade infantil, conseguida pela cidade de Sobral.

Confira as argumentações de Leônidas.
"A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) de Sobral é de 7,4 óbitos por mil nascidos vivos. O indicador é o menor do Norte e Nordeste do País e corresponde aos primeiros quatro meses deste ano, conforme o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde.

A TMI no Brasil (2015) é de 16 óbitos por cada grupo de mil nascidos vivos. A da Rússia é de 7/1000; a da China é 15/1000; da Índia 43/1000 e da África do Sul 42/1000, conforme dados da CIA, de 2014, sobre os países do BRICS. Na liderança do ranking estão o Japão, Mônaco e Noruega com 2/1000. Segundo a mesma fonte, a taxa nos Estados Unidos é de 6/1000 e no Canadá 5/1000.

A Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária é gestora do Sisnac. Os dados, que são alimentados pela Declaração de Nascido Vivo dos estabelecimentos de saúde e cartórios, possibilitam a construção de indicadores para o planejamento de gestão dos serviços de saúde.

A TMI em Sobral, em 1997, era de 43 óbitos por mil nascidos vivos. Desde então tem caído, de forma gradual, o que demonstra a consistência das políticas públicas do município. A formulação dos programas na gestão Cid Gomes (1997-2004) trouxe o primeiro impacto.

O processo continuou em evolução nas gestões de 2005 a 2010 e avança na atual gestão municipal. O êxito do município na educação, de reconhecimento nacional, influi na saúde, assim como o saneamento e geração de emprego. Sobral já foi premiada diversas vezes pelo Unicef pela capacidade de inovação na modernização das políticas públicas para crianças e adolescentes e pela redução na TMI".

Leônidas Cristino
Deputado Federal (PDT-CE)