Cearense é preso no RJ pela PF por ataque a bancos



O promotor Fabio Oliveira, o delegado Wagner de Menezes, da PF, e o corregedor da PM do Rio de Janeiro, Weste Medeiros deram detalhes do caso ( FOTO: MPRJ )
Um cearense foi preso, ontem, no Rio de Janeiro, em operação da Polícia Federal contra associações criminosas envolvidas em ataques a agências bancárias. O grupo seria liderado por um policial militar fluminense. Além disso, bandidos de Santa Catarina forneceriam treinamento para capacitar membros a utilizarem maçaricos e outros equipamentos para perfurar e roubar caixas eletrônicos.
As ações foram desenvolvidas em conjunto entre a Polícia Federal (PF) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Batizada de "Operação Segurança", os trabalhos visavam cumprir mandados de prisão preventiva contra nove pessoas no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.
Conforme as apurações, o grupo seria suspeito de um esquema de arrombamento e furto de caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Os investigados são acusados dos crimes de furto qualificado e organização criminosa. A ação contou ainda com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Segundo as investigações, o grupo seria liderado pelo cabo PM Aldecir Ladeira Serafim, o "Bruno" ou "Papel", que recrutava comparsas de outros Estados , principalmente de Santa Catarina, com experiência neste tipo de crime. Através da radiofrequência da PM, o policial alertava aos demais criminosos do bando caso alguma viatura se dirigisse à agencia bancária alvo do furto.