Deputado Federal Dr. Leônidas Cristino parabeniza Sobral pelos seus 243 anos





Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,
Sobral, no Norte do Ceará, tem muito a comemorar neste dia 5 de julho, quando faz 243 anos de sua emancipação política. O município e sua gente trabalhadora estão de parabéns pela data e pelas conquistas que conseguiram, pelos avanços na educação, saúde, geração de renda, gestão pública, patrimônio histórico e cultura.
Tem reconhecimento nacional o trabalho nestas áreas que evidencia a consistência das políticas públicas do município. Só produziu bons resultados a confiança da sua população nos governantes que lideram este projeto coletivo de duas décadas. A este povo, nossa eterna gratidão.
A formulação dos primeiros programas se deu na gestão Cid Gomes que, quando prefeito, entre 1997 a 2004, deu o norte das políticas públicas que fizeram a diferença. O processo continuou em evolução quando fui prefeito (2005-2010) e avança na gestão atual com a liderança de Veveu Arruda.
Sobral é o município do Brasil com melhor Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). O índice é formado a partir da junção entre resultados educacionais e insumos educacionais – escolaridade dos professores, número médio de horas aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil.
A experiência de Sobral tem conquistado prêmios e servido de modelo para o estado do Ceará, com o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC); que veio ser adotado pelo Governo federal como Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
Senhor Presidente,
Uma característica da melhoria da educação em Sobral é que as escolas urbanas do Centro da Cidade possuem bons indicadores do mesmo modo que aquelas dos bairros da periferia ou dos distritos rurais.
Sobral é um exemplo do avanço democrático da geração de oportunidades de inclusão social pela educação para todos. Entre as 100 melhores escolas do país no ranking do IDEB no país, nove são de Sobral. No Nordeste, das 100 melhores escolas neste indicador, 34 são de Sobral. Entre 13.622 escolas do Nordeste que tiveram resultado divulgado do IDEB, numa seleção das 50 melhores, 26 são de Sobral – mais de 50%.
Os resultados na saúde se destacam. Um exemplo é a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) de Sobral que nos primeiros quatro meses deste ano caiu para 7,4 óbitos por mil nascidos vivos, a menor do Norte e Nordeste do país. Podemos comparar o indicador com a TMI no Brasil, que em 2015 era de 16 óbitos.
Sobral já foi premiada diversas vezes pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pela capacidade de inovação na modernização das políticas públicas para crianças e adolescentes e pela redução na TMI.
Senhor Presidente,
O município que faz 243 anos tem a sua história preservada com muito zelo. O Centro Histórico de Sobral, incorporado ao conjunto de bens do País declarados como patrimônio nacional desde 2000 (IPHAN), é um exemplo de bom resultado de um trabalho continuado da prefeitura municipal.
Prédios foram reformados, praças restauradas e foi dada identidade visual para sinalizar o espaço a visitação. As calçadas têm agora até 3 metros de largura com acessibilidade para deficientes.
O seu povo a cada dia avança na busca da felicidade e melhor qualidade de vida. Muito ainda há por fazer, no entanto. O progresso caminha para a frente.