Fortaleza goleia América/MG e está nas oitavas da final da Copa do Brasil


Zagueiro Lima (esquerda) abriu o marcador no Castelão para o Tricolor. ( Foto: JL Rosa )
Depois de 15 anos, o Fortaleza está de volta às oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor goleou o América/MG por 4 a 1 na noite desta quinta-feira (28), em pleno estádio Castelão, e avançou dentro da competição nacional. Os gols foram marcados por Lima, Daniel Sobralense, Anselmo e Corrêa (FEC) e Danilo Barcelos (AMG). Com a vaga garantida, agora resta ao Tricolor aguardar sorteio, que será realizado dia 2 de agosto, para conhecer seu próximo adversário no torneio.
Atropelo
Precisando reverter o resultado negativo da partida de ida, quando foi derrotado por 1 a 0, o Fortaleza veio para o confronto diante do América/MG mais ofensivo que de costume. O técnico Marquinhos Santos optou pela entrada de Juninho na vaga de Pio, deixando sua equipe mais veloz, além de incisiva.
A tática deu certo. Nos primeiros minutos, o Tricolor pressionou completamente o clube adversário, parando nas ótimas intervenções de João Ricardo, que até então se tornava o nome do duelo. Porém, aos 13 minutos, o arqueiro não conseguiu evitar o tento do time da casa. Lima aproveitou rebote do goleiro mineiro e abriu o placar no Castelão.
Ainda um pouco atordoado, o América saiu para o ataque e possuiu suas chances. Alan Mineiro, de falta, e Danilo, em um chutaço, assustaram em Ricardo Berna. Mas, mesmo com alguns pequenos sustos, a primeira etapa era de completo domínio tricolor. Com 24 minutos de jogo, depois de falta cobrada com rapidez, Daniel Sobralense saiu cara a cara com João Ricardo e tocou, com categoria, no cantinho do goleiro. Deu tempo para mais um. O mesmo Sobralense fez grande cruzamento, pela direita, encontrando Anselmo sozinho dentro da área. O atacante marcou de cabeça, encerrando um jejum de cinco partidas sem balançar as redes.
Com o regulamento de baixo do braço
Para a segunda etapa, o Fortaleza veio para o jogo mais cauteloso. O treinador visitante, Enderson Moreira, promoveu duas mexidas logo na volta do intervalo, colocando seu time mais para frente. Entretanto, foi o Tricolor que quase marcou seu quarto gol. Juninho cabeceou de dentro da pequena área e Bruno Teles tirou em cima da linha.
Aos 17 minutos aconteceu um lance que modificou os rumos do confronto. O lateral-direito Felipe, após cometer falta e receber cartão amarelo, seguiu reclamando com o árbitro da partida, o senhor André Luiz Castro, que então o mostrou o vermelho para o jogador, deixando o Leão com apenas 10 homens em campo. Com a superioridade numérica, o Coelho se atirou completamente ao ataque.
Depois de muito martelar, Danilo Barcelos, em bonita cobrança de falta, diminuiu para os visitantes, trazendo apreensão para as arquibancadas do Castelão. Porém, a tensão durou pouco tempo. Apenas três minutos depois, Corrêa aproveitou escanteio cobrado por Pio para desviar, matar João Ricardo, e dar números finais ao jogo.

DN