Morre aos 75 anos deputado Professor Teodoro Soares

O plenário da Assembleia Legislativa foi palco da homenagem póstuma prestada por amigos e familiares ao deputado estadual Professor Teodoro (PSD). O parlamentar faleceu, ontem, por volta das 7h30 da manhã, de falência múltipla dos órgãos.
José Teodoro Soares, o professor Teodoro (PSD), tinha 75 anos, e foi diagnosticado com câncer no intestino. Ele também tinha diabetes e já apresentava sinais de fragilidade. Nos últimos meses, o parlamentar chegou a ser removido da Assembleia após episódios de desmaios.
O governador Camilo Santana (PT) e o prefeito Roberto Cláudio (PDT), além de deputados, vereadores e educadores acompanharam a despedida do parlamentar durante o velório, no plenário da AL.
“O Professor Teodoro teve uma vida dedicada à Educação, tendo sido um dos pioneiros no fortalecimento do ensino superior nas cidades do interior do Estado do Ceará.
Além de sua dedicação ao magistério, o Professor Teodoro também foi um parlamentar atuante e comprometido com os mais nobres e elevados interesses do Estado, tendo pautado sua atuação pela ética e coerência. Perco um grande amigo e o Ceará perde um grande homem público, por isso expresso meus sentimentos aos familiares neste momento de luto e tristeza”, ressaltou o prefeito Roberto Cláudio.
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará decretou luto oficial, por três dias, em virtude do falecimento do deputado. Com a decisão, as atividades legislativas no Plenário, comissões técnicas e eventos artísticos e culturais ficam suspensos neste período.
A sessão ordinária, prevista para a próxima terça-feira (23) deixará de ser realizada. No mesmo dia, à tarde, as reuniões das comissões técnicas serão retomadas, com a Assembleia promovendo sessão ordinária na quarta-feira (24).
Luto
O governador Camilo Santana também decretou luto oficial de três dias pela morte do deputado Professor Teodoro (PSD), ocorrida na manhã de ontem. O chefe do Executivo lamentou a morte do parlamentar e exaltou seu compromisso com a educação. “Um grande homem, que dedicou grande parte da sua vida à educação do povo cearense”, destacou Camilo
Em nota, Camilo Santana ressaltou a atuação de José Teodoro Soares como reitor de “duas das mais importantes instituições de ensino do Ceará, a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade Federal Vale do Acaraú (UVA)”. Camilo Santana elogiou também a atuação dele nos três mandatos exercidos como deputado estadual na Assembleia Legislativa, além de presidente da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). “Tanto como pessoa quanto como profissional do ensino ou homem público, ele é inigualável”, afirmou.
Universidades
A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) também decretaram luto oficial de três dias. A UFC, onde Professor Teodoro participou da implantação do curso de Ciências Sociais, afirmou, em nota, que essa “é uma dolorosa perda”. O reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho, disse que Professor Teodoro foi o precursor da modernização da UVA, estimulou a criação de novos cursos de graduação e de mestrado e a expansão da universidade. O parlamentar foi reitor da instituição entre 1990 e 2006. A Universidade Estadual do Ceará (Uece), de onde Professor Teodoro era docente aposentado, lamentou a morte do parlamentar.
Depois das homenagens na AL, o corpo do parlamentar seguiu para Sobral, onde ocorreu o velório na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), da qual foi reitor. Teodoro deverá ser sepultado em Reriutaba.
E ainda
Com a morte de Teodoro, a composição na Assembleia passará por mudanças nos próximos dias. Quem assumirá é o suplente Fernando Hugo (PP). Já que o atual líder da oposição Audic Mota (PMDB) perderá a vaga após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que fez com que os votos que o ex-prefeito de Horizonte, José Rocha Neto (PTB), recebeu em 2014 seja contabilizado. Com isso, Teodoro é quem iria assumir o assento, mas, com seu falecimento, o primeiro da lista é Fernando Hugo. Quem também deve assumir é a deputada Rachel Marques (PT), já que a deputada estadual Mirian Sobreira voltará assumir pasta no governo estadual.
Entre o parlamento e a Educação
José Teodoro Soares nasceu em 28 de dezembro de 1940. Fazia parte de uma tradicional família política da Região Norte. Foi eleito deputado pela primeira vez em 2006, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Nas eleições de 2010, ficou como suplente, assumindo o mandato em 2011 e se efetivando em 2012. Em 2014, voltou a ocupar a suplência, assumindo o mandato em 2015 pelo Partido Social Democrático (PSD).
Professor Teodoro era membro das academias Cearense de Ciências Sociais; Sobralense de Letras; e de Letras dos Municípios do Ceará. Também foi reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), entre 1990 e 2006, e da Universidade Regional do Cariri (Urca), de 1987 a 1990.
Atualmente, Professor Teodoro era presidente da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e docente da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O parlamentar foi ainda presidente do Conselho de Reitores do Ceará, vice-presidente do Conselho de Educação do Ceará e secretário geral adjunto do Ministério da Educação e Cultura. Ao longo da vida, publicou 32 livros.
Professor Teodoro foi casado por 36 anos com a professora e escritora Maria Norma Maia Soares, que morreu em julho de 2014. Ela foi presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense entre 2008 e 2014.

O Estado