Sobral sedia 8ª Feira do Empreendedor do Ceará



A ideia é atender tanto a quem quer montar o próprio negócio como os que desejam diversificar, como é o caso de Josilane Sousa Solon ( FOTO: MARCELINO JÚNIOR )
Sobral. A partir de hoje, estendendo-se até o próximo dia 20 deste mês, este Município é sede da VIII edição da Feira do Empreendedor do Ceará. O evento ocorre na Praça do Theatro São João, espaço tradicional da cidade e irá abrigar 26 estandes.
Segundo o coordenador da feira, José Wellington Grangeiro, a meta da edição deste ano é ampliar as oportunidades de negócios, espaços de inovação, de sustentabilidade, lojas conceitos e oferta de serviços aos empreendedores.
Sempre realizado em capitais pelo País, o evento entrou em fase de descentralização, com sua apresentação em Juazeiro do Norte, no ano passado, e agora em Sobral. A ação faz parte da estratégia de interiorização das ações do Sebrae.
O diferencial deste ano, conforme informou Granjeiro, é que pela primeira vez a Feira será realizada em praça pública. Numa parceria com a publicação Empresas & Grande Negócios e o Sebrae. A revista disponibiliza informações sobre ideias de negócios e profissionais que orientam os interessados.
Palestras
Além de espaços no entorno da Praça, onde serão realizadas capacitações em diversas áreas nos quatro dias de feira, os empreendedores da região terão acesso a palestras com temas como superação, resiliência, planejamento, foco no resultado, gestão de crises e de risco e os desafios enfrentados pelos empreendedores no dia a dia.
A iniciativa também terá programações na Casa de Cultura e na Escola de Música de Sobral. Ao todo, serão realizados 80 eventos de capacitação, entre palestras e oficinas. A ideia é atender tanto a quem quer montar o próprio negócio como os que desejam diversificar um empreendimento já existente.
Com apoio do Município, o Sebrae tem realizado junto aos comerciantes, o "Projeto de Revitalização do Espaço Comercial' no Centro da cidade". De acordo com Granjeiro, "já foram realizadas 800 horas de consultoria e mais de 10 cursos somente em Sobral, com a participação de mais de 70% das empresas da cidade nos segmentos de comércio e serviços.
Sobral é uma das grandes forças comerciais do Estado, atendendo à demanda de mais de 50 municípios circunvizinhos. "Dentro desta perspectiva, a realização da Feira do Empreendedor vem complementar o forte crescimento econômico da região, fornecendo subsídio para o fomento e para o fortalecimento das micro e pequenas empresas no interior do Estado", garantiu Wellington Grangeiro.

DN