Deputados com chance de vitória no Ceará



Dos 46 deputados estaduais do Ceará, 12 são candidatos. Por conta da campanha, as sessões da Assembleia Legislativa só voltam no próximo dia 4 ( Foto: José Leomar )
As pesquisas eleitorais realizadas até aqui apontam que alguns deputados que disputam prefeituras no Ceará estão bem posicionados nos índices de intenções de voto e podem ser eleitos como gestores municipais já no próximo domingo, uma vez que só Fortaleza e Caucaia podem ter segundo turno. Ao todo, 17 parlamentares participam da disputa majoritária em 2016, sendo cinco federais e 12 estaduais.
Apesar de terem sido eleitos em 2014 para atuarem no Legislativo, produzindo leis e fiscalizando o Executivo, alguns deputados querem mesmo é exercer a função de prefeito, mesmo aqueles que estão em primeiro mandato parlamentar. Do total de deputados cearenses neste pleito, somente dois estão concorrendo à vaga de vice-prefeito. São eles: o deputado federal Moroni Torgan (DEM) e o estadual Elmano de Freitas (PT).
Enquanto o democrata aparece na última pesquisa Ibope, divulgada em 14 de setembro pelo Diário do Nordeste, em primeiro lugar ao lado do candidato a prefeito Roberto Cláudio (PDT), o petista está na terceira colocação, junto com a atual deputada federal Luizianne Lins (PT).
Outro deputado estadual, Capitão Wagner (PR), de acordo com a pesquisa, está empatado tecnicamente com Roberto Cláudio na primeira posição. Enquanto o atual prefeito - que também já foi deputado estadual - soma 34% das intenções de voto, o republicano tem 28%.
Luizianne aparece com 18%. Outros deputados que também estão em campanha na capital cearense, por outro lado, não estão tendo um bom desempenho. É o caso de Heitor Férrer (PSB), que é citado por 7% do eleitorado. O índice dele na última pesquisa Ibope só não é pior do que o do deputado federal Ronaldo Martins (PRB), que possui 3% das menções, e Tin Gomes (PHS), que sequer pontuou 1%.
Maioria
Somando deputados federais, deputados estaduais e ex-deputados, a disputa em Fortaleza é predominantemente formada por políticos oriundos do Parlamento, visto que, além dos já citados, João Alfredo (PSOL), que hoje é vereador da Câmara Municipal, já foi deputado federal e estadual. Somente Francisco Gonzaga (PSTU) nunca teve qualquer mandato eletivo.
Em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, o deputado Naumi Amorim (PMB) aparece em primeiro lugar na pesquisa Ibope publicada ontem pelo Diário do Nordeste, com 39% das intenções de voto. Adversário direto do parlamentar, Eduardo Pessoa (PSDB) soma 27%.
No Crato, na Região do Cariri, o deputado Zé Ailton Lopes (PP) está empatado com o ex-prefeito do município, Samuel Araripe (PSDB), com 41% da preferência do eleitorado, segundo pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira (23). Em seguida, Cacá Araújo (PCdoB) aparece com 4% das intenções de voto.
Juazeiro e Sobral
Ainda no Cariri, em Juazeiro do Norte, um deputado federal, Arnon Bezerra (PTB), desponta como favorito. Com 36% das intenções de voto, ele lidera a pesquisa Ibope divulgada no último dia 15. O segundo colocado, Gilmar Bender (PDT), tem 17%. Atual prefeito, Raimundo Macedo (PMDB) tem 11% das menções.
Em Sobral, na Região Norte do Estado, dois deputados estão empatados tecnicamente na disputa. Divulgada no último dia 16 de setembro, a mais recente pesquisa Ibope aponta que Ivo Gomes (PDT) e Moses Rodrigues (PMDB) estão, respectivamente com 40% e 37% das intenções de voto. Dr. Guimarães (PSDB) tem 11%, enquanto Josy Vasconcelos (PSOL) atingiu 1% dos eleitores sobralenses.
Além destes parlamentares, também disputam prefeituras cearenses neste ano os deputados estaduais Laís Nunes (PMB), em Icó; João Jaime (DEM), em Jijoca de Jericoacoara; Júlio César Filho (PDT), em Maracanaú; Carlomano Marques (PMDB), em Pacatuba; e Bethrose (PMB), em São Gonçalo do Amarante.

DN