Temer quer " alguém que não esteja metido com nada " para novo ministro



O presidente Michel Temer decidiu deixar para a semana que vem o anúncio do substituto de Geddel Vieira Lima no comando da Secretaria de Governo, pasta responsável pela articulação política junto ao Congresso Nacional. Com receio de que a saída do ministro ameace a pauta governista no Congresso, o peemedebista resolveu antecipar ontem viagem a São Paulo, onde passará o final de semana em conversas com aliados políticos e líderes da base.

Uma das principais preocupações agora é a PEC do teto do gasto público, à espera da votação dos senadores. O sucessor de Geddel terá papel fundamental na negociação da PEC e de reformas importantes no Congresso, entre elas a da Previdência, que deve ser enviada pelo Planalto ainda este ano.


Por isso, Temer busca um nome que garanta uma boa interlocução com os parlamentares. “Tem de ser alguém que não esteja metido com nada de nada”, disse, num tom próximo à ironia. Mas, de qualquer forma, diz ter certeza de que a crise Geddel e o envolvimento do seu nome não irão afetar negativamente as votações: “Efeito zero”.