Domingo de Chuvas em cidades da Zona Norte



Sobral-CE; chuva banhou a cidade de Sobral para alegria dos moradores que amanheceram com uma temperatura bem mais amena, do que a registrada diariamente (Foto: Marcelino Júnior).
Sobral-CE; pela manhã, chuva banhou a cidade de Sobral, para alegria dos moradores que amanheceram com uma temperatura bem mais amena, do que a registrada diariamente (Foto: Marcelino Júnior).
Sobral- A manhã desse domingo, 18, foi de surpresa para quem mora em Sobral. Bem cedinho, uma chuva fina começou a cair para refrescar o início do dia. Com uma certa intensidade, a chuva persistiu descendo pelas calhas, criando uma correnteza que lavou algumas ruas e avenidas da cidade. No bairro Campo dos Velhos, próximo ao Centro, as águas que desciam pelas biqueiras das residências ganharam um certo volume ao se precipitarem calçada à fora, mas não foram registrados pontos de alagamento na cidade.
Ibiapaba
Na região Norte, cidades como Hidrolândia, Santa Quitéria e Ipueiras, também registraram precipitações. Em Ipu, o dia amanheceu nublado, e por volta das 8h, uma chuva fina banhou a cidade, sendo a localidade de Olho da Guinha, a de maior precipitação. Também amanhecerem com chuva, as cidades de Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ubajara, Croatá e Carnaubal, todas localizadas na Serra da Ibiapaba.
IMG_1855
Baixa temperatura
Ainda na Serra da Ibiapaba, a cidade de São Benedito recebeu uma chuva fina mas persistente, de 8h da manhã, às 10h. O tempo continua fechado, com expectativa de novas precipitações para o resto do dia. De acordo com moradores, por conta do forte desmatamento na Serra, a temperatura ao longo dos últimos anos tem girado em torno de 23º e 26º. As chuvas que banharam a Serra, nas últimas horas, trouxeram temperaturas mais amenas, que oscilam entre 16° e 17º. Uma cortina de cerração também tem tomado conta de alguns pontos.
Volume de chuvas

O fenômeno tão esperado também foi percebido em várias outras cidades do Ceará, tanto na capital, quanto no litoral e interior do estado. As chuvas registradas foram de média intensidade nas regiões Norte, Centro-Sul e Cariri. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que registra o volume de chuvas, ainda não há informações oficiais de quantos milímetros choveu em cada cidade. O órgão já havia informado que a previsão do tempo para os próximos dias é de chuvas isoladas em todas as regiões.
Pré-estação
Ainda de acordo com a Funceme, as chuvas que tem ocorrido no Ceará, nessa última semana, são as chamadas chuvas de pré-estação. Os registros ainda são de fraca intensidade, mas já indicam a atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, que são sistemas meteorológicos característicos da pré-estação no Estado, entre os meses de dezembro e janeiro. Esse sistema é o que está trazendo umidade para o Ceará e induzindo as precipitações, informa a Fundação.

DN