Granja entra para seleta lista do Selo Unicef

Granja- O município de Granja, no Norte do Ceará, está entre os que conquistaram o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016. O Selo é um reconhecimento internacional concedido à cidade pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Esta é a primeira vez que o município é contemplado.
Ações e melhorias
De acordo com a gestão municipal, a conquista veio a partir do desenvolvimento de uma série de ações que possibilitam melhorias na vida de crianças e adolescentes, desde a adesão à iniciativa. Cada município deveria pontuar nos três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social, além da realização de dois fóruns comunitários e do comitê intersetorial municipal, formado por membros das secretarias de Saúde, Educação e Ação Social.
Indicadores sociais
As ações desenvolvidas em Granja foram voltadas para a melhoria dos indicadores sociais como índice de natalidade, gravidez na adolescência, mortalidade infantil e abandono escolar, os quais apresentavam índices insatisfatórios no primeiro estudo realizado a partir da adesão do município ao Selo.
Realizações
“Ao longo de nossa gestão, temos implantado todos os programas para a infância e a adolescência, com destaque para iniciativas como a Semana do Bebê, o Fórum Comunitário do Selo Unicef, o Projeto Proadolescente, entrega de kits bebês, movimentos contra a exploração sexual da criança e adolescente e contra o trabalho infantil, além de muitas outras iniciativas que temos realizado”, destacou o prefeito Romeu Aldigueri, que comemora a conquista.
Números
Ao todo 1.134 municípios se inscreveram em 2013, e agora apenas 312 municípios de 10 estados são certificados com o Selo Unicef Município Aprovado; um reconhecimento internacional aos municípios que mais avançaram na direção da redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos de meninos e meninas. No Ceará, de 184 municípios, apenas 85 receberão o certificado.