Previsão mais importante e uma das mais difíceis da história

r

O cearense tomará conhecimento nesta semana da informação mais importante para determinar o desenrolar do ano. O prognóstico da quadra chuvosa, a ser divulgado nesta quarta-feira, 18, indicará se a atual seca chegará ao fim ou irá superar o recorde de estiagem mais longa já registrada. Os dados já apontam que é a mais severa em mais de um século.

A depender das projeções da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Capital entrará em racionamento no próximo mês.

Situação que não ocorre há 23 anos.

O prognóstico da Funceme será crucial também politicamente. A falta de chuvas já é considerada pelo governador Camilo Santana (PT) como maior dificuldade de sua gestão. A previsão sinalizará se ele terá alívio na crise hídrica ou se continuará a administrar a escassez crescente de água.

Todas as projeções da Funceme conseguiram antecipar como seria a quadra chuvosa nos últimos anos, tanto quando houve seca quanto nas ocasiões em que choveu demais. Para esta quadra chuvosa, o prognóstico também é considerado um dos mais difíceis.

O relatório indicará as chances de as chuvas ficarem acima, abaixo ou próximo à média histórica. As informações são usadas pelo Governo do Estado para a elaboração de políticas de contingenciamento da seca ou controle enxurradas. “O prognóstico nos dá uma diretriz. Ano passado, a Funceme deu probabilidade de chuva abaixo da média. Em março, já começamos a discutir medidas, como o aumento da tarifa de contingência, implantado em agosto”, ressaltou o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.