Açude caldeirão é o 1º a sangrar no Ceará em 2017


Do G1 CE
Açude Caldeirões, em Saboeiro, é o primeiro a sangrar no Ceará em 2016 (Foto: Governo do Estado/Divulgação)Açude Caldeirões é o único com 100% da capacidade, afirma Cogerh (Foto: Governo do Estado/Divulgação)
O açude de Caldeirões, na cidade de Saboeiro, é a primeira barragem a sangrar no Ceará em 2017. De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o Caldeirões é a única reserva do estado que está atualmente com 100% da capacidade.

O açude sangrou nesta quarta-feira (15), após uma sequência de chuvas na região. Nesta segunda, a região do Jaguaribe registrou chuvas de até 50 milímetros; e, na terça, de até 23 milímetros, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Apensar da sangria no Caldeirões, o cenário da maior parte dos açudes do Ceará é de crise hídrica. De acordo com a Cogerh, além do Caldeirões, um único açude tem reserva acima de 90% da capacidade máxima; a maioria deles (134 dos 153 reservatórios monitorados pelo órgão) tem menos de 30% da capacidade.
Chuvas
Nesta quarta-feira, a Funceme anotou chuvas em 57 das 184 cidades do Ceará. As chuvas mais fortes ocorreram em Quixeramobim (31 milímetros), Trairi (26), Banabuiú (23) e Amontada (23).