Ceará tem sábado chuvoso em mais de 100 cidades


Morada Nova, na região jaguaribana, teve bairros alagados com as chuvas deste sábado (Foto: Marcos Guirlan/Arquivo Pessoal)

Morada Nova, na região jaguaribana, teve bairros alagados com as chuvas deste sábado (Foto: Marcos Guirlan/Arquivo Pessoal)
O sábado (18) começou chuvoso em Fortaleza e em cidades do interior do Ceará. Monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostra que as precipitações aconteceram em pelo menos 106 municípios, desde 7h da sexta-feira (17) até 7h do sábado. Conforme atualização dos dados, Alto Santo, na região de Jaguaribe, teve a maior chuva do período com 178,6 milímetros

A segunda maior chuva foi em Ibicuitinga, cidade vizinha, com 157 milímetros. Morada Nova, também na região de Jaguaribe, teve quatro postos pluviométricos marcando 155,6 milímetros, 127 milímetros, 108 milímetros e 107 milímetros. Na cidade, a água entrou em casas nos bairros Centro e Dois de Agosto e os moradores tiveram prejuízos. 

O autônomo Marcos Guirlan afirmou que a chuva começou por volta de 0h em Morada Nova e foi mais intensa na madrugada. "Passei a noite acordado, as pessoas precisaram de ajuda. Não tive problemas, mas teve casa próxima que a água foi até a metade da parede", apontou. "Esses são dois bairros que, quando chove, compromete, estão em áreas mais baixas", acrescentou.

Na capital cearense, os motoristas precisaram de atenção em trechos onde comumente há pontos de alagamento ou de maior acúmulo de água. Na Avenida Monsenhor Tabosa com Rui Barbosa, no Bairro Meireles, por volta de 6h50 o semáforo estava piscante.

Outras grandes precipitações aconteceram em Independência (114,2 mm), Quixeré (104 mm),  Ipueiras (99,4 mm) e Catunda (91 mm). Esse é o balanço atualizado até às 11h15.
Sinal piscante na Avenida Monsenhor Tabosa com Rui Barbosa; sábado começa chuvoso em Fortaleza (Foto: Viviane Sobral/G1)Sinal piscante na Avenida Monsenhor Tabosa com Rui Barbosa por volta de 6h50 (Foto: Viviane Sobral/G1)
Previsão
A Funceme prevê chuvas em todas as regiões no sábado e no domingo devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema meteorológico que é o principal indutor de chuvas no Ceará, assim como aconteceu no fim de semana dos dias 10 a 12 de fevereiro.

O dia com precipitações com intensidades mais significativas deverá ser o sábado. Caso se confirme a previsão, há possiblidade de que o Ceará atinja a média mensal de chuvas para fevereiro, que é de 118,6 mm. Para o domingo (19), a previsão é de nebulosidade variável com chuva em todo o estado no decorrer do dia.

Nesta sexta-feira (17), choveu em 21 municípios, com maiores registros em Novo Oriente (70mm), Aquiraz (60mm) e Ararendá (50mm). Em Fortaleza, choveu 12,2 mm.

De forma parcial, até a quinta-feira (16), foram observados 84,6 mm, o que representa precipitações 28,7% abaixo da média.
Sábado começa chuvoso em Fortaleza; desde sexta-feira, chove em mais de 40 cidades no Ceará  (Foto: Kalina Brito/Arquivo pessoal)

Sábado começa chuvoso em Fortaleza; região do Lago Jacarey nublado (Foto: Kalina Brito/Arquivo pessoal)
Sábado começa chuvoso em Fortaleza; desde sexta, chove em mais de 40 cidades no Ceará  (Foto: Viviane Sobral/G1)Início de sábado com chuvas em Fortaleza (Foto: Viviane Sobral/G1)