Quadrilha presa ia sequestrar família de gerente de banco



Adicionar legenda
Equipe do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), apreendeu duas armas de fogo, um carro, uma motocicleta roubada e vários celulares em posse dos suspeitos de planejar o crime ( Fotos: VC Repórter )

Suspeitos capturados: Francisco Leonardo de Souza Cavalcante; Gabriel Souza do Nascimento; Antônio Ítalo Ferreira da Rocha; Francisco Cleitiano da Silva; Rafael da Silva Ximenes de Paiva; e Roberto Magno Alencar Ribeiro foram presos em uma casa próxima à agência bancária que eles planejavam roubar
Seis homens que planejavam sequestrar a família de um gerente do Banco do Brasil e roubar o dinheiro do cofre da agência bancária foram presos, no último sábado (11), pelo Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar. A prática criminosa é conhecida como 'sapatinho' e seria realizada no município de Itarema, a cerca de 215 Km de distância de Fortaleza.
O 'sapatinho' consiste na realização dos crimes de extorsão mediante sequestro e de roubo, em ações paralelas. Uma parte dos criminosos se encarregaria de sequestrar familiares do gerente, enquanto os comparsas iriam raptá-lo e obrigá-lo, com a ameaça de fazer algo contra os seus parentes, a abrir o cofre da agência bancária para roubarem o dinheiro e fugirem. Essa prática criminosa ganhou esse nome, no meio policial, por ser uma ação mais discreta que os tradicionais ataques a bancos em que os bandidos sitiam a cidade e explodem os caixas eletrônicos.
A Polícia Militar chegou à quadrilha após receber denúncias anônimas e apurar informações de que os homens observaram o movimento das agências bancárias e do comércio local durante toda a semana e que eles estavam em uma residência próxima à agência do Banco do Brasil, na Avenida João Batista Rios, no Centro da cidade.
No fim da tarde do sábado, os PMs se deslocaram até o local e encontraram, primeiramente, na frente da casa, uma motocicleta Honda Bros, de placas PMV-5568 e cor branca, que constava como roubada.
Dois homens saíram da residência e se dirigiram até a motocicleta, pouco tempo depois, sendo abordados pelos policiais militares do Cotar. Francisco Leonardo de Souza Cavalcante e Gabriel Souza do Nascimento tentaram fugir dos PMs, mas acabaram detidos.
Os outros membros do grupo estavam no interior da propriedade e também tentaram escapar quando perceberam a movimentação que acontecia fora, mas não conseguiram. A Polícia entrou na residência e efetuou a prisão dos suspeitos Antônio Ítalo Ferreira da Rocha, Francisco Cleitiano da Silva, Rafael da Silva Ximenes de Paiva e Roberto Magno Alencar Ribeiro.
Os policiais revistaram os cômodos do imóvel e apreenderam duas armas que seriam utilizadas no 'sapatinho' planejado pelo bando: um revólver calibre 38, com quatro munições intactas, e uma pistola calibre 380, com sete cartuchos intactos.
Além da motocicleta roubada, um veículo Peugeot 307 que seria utilizado pelo grupo para praticar os crimes e fugir também foi apreendido. O carro estava estacionado próximo à saída da cidade, mas foi localizado pelos policiais militares.
WhatsApp
A Polícia descobriu o plano da quadrilha após apreender o celular de Gabriel Souza e se deparar com conversas reveladoras do suspeito com os comparsas na rede social WhatsApp.
Conforme o Cotar, os seis homens trocaram mensagens e áudios em que combinavam o crime. De acordo com o conteúdo encontrado pelos policiais, um dos bandidos mostrava ter informações privilegiadas da quantidade de dinheiro que continha no cofre do Banco do Brasil e o grupo também pleiteava assaltar comércios de Itarema.
Os homens confessaram o planejamento do crime e foram levados, junto aos materiais apreendidos, para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), da Polícia Civil, em Fortaleza, para serem autuados pelos crimes de associação criminosa, receptação e posse ilegal de arma de fogo.

DN