Tricolor Baiano é campeão da Copa do Nordeste






No melhor estilo Romário, o atacante Adigar Junio fez o gol do título aos 12 minutos do primeiro tempe comemorou com a galera ( Foto: Folhapress )
00:00 · 25.05.2017 / atualizado às 00:46

O Bahia contou com um golaço de Edigar Junio e com a expulsão ainda no primeiro tempo de Rogério para vencer o Sport por 1 a 0, nessa quarta-feira (24), na Arena Fonte Nova, e conquistar o título da Copa do Nordeste pela terceira vez em sua história. O jogo de ida, na Ilha do Retiro, havia terminado empatado por 1 a 1. Bem organizado em duas linhas de marcação, com Régis e Edigar Junio mais soltos à frente, o Bahia anulou tudo que o Sport tentou no primeiro tempo e foi muito mais perigoso ao avançar, especialmente em combinações pelos lados. Régis cabeceou com perigo por cima do travessão e também chutou uma na rede pelo lado de fora no primeiro tempo. Edigar Junio ainda acertou a trave em cabeçada na bola parada.

O lance que decidiu o título, aos 12 minutos do primeiro tempo, foi comparado nas redes sociais a um famoso gol de Romário contra o Real Madrid. Na ocasião, em 1994, jogando pelo Barcelona, o "Baixinho" marcou ao girar sobre o marcador e tirar a bola do goleiro. Ainda na primeira etapa, Rogério, do Sport, foi expulso aos 32min ao acumular dois cartões amarelos. O jogo teve vários momentos de mais tensão, como um entrevero entre Régis e Rogério e uma discussão mais forte entre Diego Souza e Lucas Fonseca. Mesmo com um a menos, o Sport não teve alternativa a não ser se lançar à frente no segundo tempo. Ney Franco manteve três zagueiros, mas colocou o meia-atacante Marquinhos (e depois Everton Felipe) como ala direito e se abriu mais em busca do empate.

O Bahia teve vários contra-ataques com o rival totalmente aberto para matar a partida, mas pparou no goleiro Magrão. Mesmo assim, não fez falta: 1 a 0 e Bahia campeão. Com o troféu, o Bahia volta a vencer o Nordestão após 15 anos - as outras conquistas foram em 2001 e 2002. Já o Sport tem quatro títulos do torneio (1994, 2000, 2014 e 2016).