Aeroporto de Jeri será inaugurado neste sábado

r
Há uma grande expectativa em relação à movimentação turística no Litoral Oeste do Estado com a operação deste novo Aeroporto ( Foto: Kárisson Mesquita )

Cruz Com investimento total de R$ 73,9 milhões, provenientes do Tesouro do Estado e do Ministério do Turismo, o Aeroporto Regional de Jericoacoara, localizado neste município do Litoral Oeste cearense, passa a se tornar realidade, a partir de amanhã (24), com sua inauguração pelo governador Camilo Santana, que desembarcará no equipamento, abrindo o primeiro voo, com esse itinerário.

A viagem inaugural sairá do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com cerca de 3h30 de viagem, com destino a uma das praias mais badaladas do mundo. Na comitiva do governador, o acompanham os ministros do Turismo, Marx Beltrão; e dos Transportes, Maurício Quintella; além do secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

Construído pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), em parceria com o Departamento Estadual Rodovias (DER), o aeroporto faz parte do Programa de Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Proinftur), como contrapartida ao empréstimo do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), formado por 19 países, e que promove um modelo de desenvolvimento sustentável, por meio de operações de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio em estruturação técnica e financeira de projetos dos setores público e privado da América Latina.

Capacidade

Com acesso ao Sítio Aeroportuário pela CE-085 e pista de pouso e decolagem de 2.200m x 45 m, o equipamento possui pátio para aeronaves (215m x 94,8m), numa área total de 300 hectares, além de 1.200m² para estacionamento de veículos.

A capacidade para atender aproximadamente 800 passageiros pode gerar uma movimentação anual em cerca de 600 mil pessoas. É o que calcula o DER sobre o aeroporto, a cerca de 22 quilômetros de distância da Vila de Jericoacoara.

O acesso será feito por meio de ônibus até o município de Jijoca de Jericoacoara, de onde o turista partirá, nas tradicionais jardineiras (veículos tracionados), que percorrem cerca de 30 quilômetros, dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, até alcançarem o mar.

Voos

Por meio da Agência de Viagens e Turismo CVC, a Gol Linhas Aéreas, responsável pelo atendimento, opera com voos fretados com capacidade inicial para 177 passageiros. O contrato se estende pelos próximos três meses, com a garantia de um voo semanal, saindo de Congonhas, aos sábados (10h30), com horário de desembarque em Cruz, às 14h. O retorno está programado para o domingo à tarde.

"Com relação a passageiros, inicialmente, com a atual estrutura, teremos condições de receber até 600 mil pessoas por ano, em voos regulares. Podendo chegar até mais de 1 milhão, pois o aeroporto está situado numa região de grande apelo turístico nacional e internacional", informa o coronel Paulo Edson Ferreira, assessor de Infraestrutura Aeroportuária do DER.

Ampliação

Segundo o secretário de Turismo de Jijoca de Jericoacoara, Ricardo Gusso Wagner, será questão tempo, até outras empresas buscarem essa nova possibilidade de mercado.

Uma delas seria a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que já instalou, no prédio, parte do setor de check-in, para a venda de futuras passagens. A outra, a Latam Aerolines Group, fusão da Brasileira TAM e da empresa Chilena LAN Aerolines, que têm estreitado o diálogo sobre uma possível parceria.

"Em breve, teremos esse início dos futuros voos comerciais do Aeroporto Regional de Jericoacoara. O DER também já trabalha, junto à Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), para a obtenção da homologação internacional, no fim de 2018, o que nos garantirá a ampliação dos serviços", finalizou o secretário Ricardo Gusso Wagner.

DN