Seminário Prefeitos 2017 destaca eficiência





Clique para ampliar

Iguatu. Prefeitos e assessores municipais vivem a expectativa de participação do Seminário Prefeitos Ceará 2017, que será realizado nos dias 5 e 6 deste mês, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, no Pavilhão Leste, 1º mezanino. O evento tem como tema central "Gestão eficiente". O Seminário é uma iniciativa da Prática Eventos, em parceria com o jornal Diário do Nordeste, Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino (Funcepe).

O presidente da Aprece e prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves, destacou a importância do Seminário e disse que o maior desafio dos gestores neste início de administração é definir controle de gastos. "Essa é uma exigência para uma boa gestão e que deve ser observada", pontuou. "O evento vai permitir a troca de ideias entre técnicos e gestores", completou.

Mobilidade urbana, infraestrutura, gestão do lixo, habitação, energia, educação e saúde serão temas abordados durante o Seminário. Neste ano, a Aprece terá uma sala paralela com a oferta de minicursos e palestras sobre assistência social, seguro safra, piso do magistério, fóruns de Educação, ensino infantil e parcerias com instituições públicas e privadas, sob a responsabilidade da Aprece.

A diretora geral da Prática Eventos, Enid Câmara, frisou que gestores reeleitos e novos prefeitos necessitam de capacitação, definir, de forma eficiente, a aplicação dos recursos. "Estamos ofertando, sem custo, a possibilidade de aperfeiçoamento para as prefeituras, os gestores, secretários, o corpo técnico", destacou.

Expectativa

Gadyel Gonçalves disse que a expectativa é positiva entre os gestores para a participação do evento. O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, que pela primeira vez administra um município, também destacou a importância do evento. "Há uma programação rica, com temas que interessam aos municípios", observou. "Acredito que será um bom espaço de discussão sobre os desafios que as cidades enfrentam".

Complexidade

Em decorrência do crescimento das cidades, da intensificação do processo de urbanização, do aumento dos problemas e de um conjunto de normas e leis, os gestores precisam de assessores cada vez mais experientes e preparados para enfrentar os desafios e realizar uma gestão eficiente e moderna. "Encontrar solução adequada para os problemas, realizar obras e melhorar os serviços públicos com recursos cada vez mais limitados são desafios de todas as gestões", frisou o prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder.

Durante o Seminário, os participantes terão oportunidade de debater sobre licitação, que é um tema sempre presente e importante nas gestões; e que frequentemente gera problemas, em caso de não observância das normas legais.

O assessor técnico da Aprece, Expedito José do Nascimento, ressaltou a temática gestão em tempo de crise. "A conjuntura política é grave, o quadro é de incertezas e há risco de agravamento da crise econômica e política no âmbito nacional, que vai refletir nos municípios", observou. "As Prefeituras já enfrentam dificuldades. Realizamos, recentemente, a Marcha dos Prefeitos a Brasília, quando foram apresentadas reivindicações que precisam ser atendidas para que os municípios possam vencer problemas comuns".

DN