-- ANUNCIE AQUI ! ---------------------------------------------------------------------------

19 junho 2017

Sobral inicia nesta segunda-feira (19),videomonitoramento






A Rotatória do Arco, em Sobral, é um dos cruzamentos que exigem atenção redobrada de quem trafega pelo entorno do Centro ( Foto: Luiz Queiroz )


Sobral Otimizar o monitoramento do tráfego, possibilitando um melhor nível de controle de comportamentos, além de coibir irregularidades da mobilidade e da segurança viária é o que se espera a partir da implantação, nesta segunda-feira (19), de um ponto piloto de videomonitoramento, instalado no cruzamento das Avenidas Doutor Guarany e Ildefonso de Holanda Cavalcante, um dos locais mais movimentados das proximidades do Centro Comercial de Sobral, no Norte do Estado.

O cruzamento, além de se localizar no entorno da Estação do Arco (Metrô de Sobral), também recebe o trânsito pesado de caminhões, ônibus universitários e outros veículos, vindos no sentido no Fortaleza - Sobral, pela BR-222.

O novo sistema fiscalizará infrações externas de trânsito, tais como avanço do sinal vermelho, carros estacionados em locais irregulares, como na faixa de pedestres, por exemplo; condutores dirigindo sem capacete, entre outras.

As infrações cometidas nas vias municipais de Sobral serão detectadas a partir da sala de videomonitoramento da Secretaria de Segurança e Cidadania, instalada na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS).

De lá, o agente de trânsito, que exercerá a fiscalização remota, por meio das câmeras, poderá autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas online, por esse sistema, ou seja, ao vivo, no ato da irregularidade.

Assim, o agente preencherá o auto de infração, informando no campo "observações", a forma com que foi constatado o cometimento da infração, que terá o mesmo peso de uma notificação na rua.

A cidade já possui um sistema de câmeras, que recebe agora esse reforço. Inaugurado em 2001, o Sistema de Monitoramento conta hoje com 12 equipamentos, que auxiliam no trabalho de vigilância do Patrimônio Público e de segurança nas ruas. No ano de 2013, a Secretaria Municipal de Segurança recebeu a visita de técnicos da empresa responsável pela revitalização de toda a estrutura, que passou por detalhada reestruturação, saindo do sistema analógico para o digital.

As câmeras foram equipadas com lentes de longo alcance, com giro de 360º, permitindo acompanhar movimentos constantes, com capacidade para captar, em detalhes, a placa de um veículo que esteja a até 1,5 quilômetros de distância.

Segurança

"Todas as medidas adotadas são resultado de amplo estudo da viabilidade do trânsito em nossa cidade. Com esse ponto piloto, que entrará em atividade nesta segunda (19), poderemos trazer mais segurança viária, garantindo melhorias à população. Após esse primeiro momento, passaremos a ampliar esse serviço de videomonitoramento para os outros pontos espalhados estrategicamente por Sobral", garantiu Erlânio Matoso, secretário da Segurança e Cidadania.

"Acredito que tudo que for feito para melhorar o nosso trânsito caótico é sempre válido. Esse trecho onde vai ser testado o novo sistema é responsável por um dos fluxos de veículos e pessoas mais intensos de Sobral, em horário variados. A câmera, certamente, vai coibir muitas infrações que são cometidas hoje em dia", acredita o publicitário Jefferson Ponte Albuquerque.

De acordo com estudos da Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Sobral tem um volume flutuante de cerca de 85 mil veículos, entre carros e motocicletas, o que contribui para a falta de espaço nas vias de tráfego mais intenso. O objetivo é contar com apoio dos equipamentos para melhorar o fluxo do trânsito, onde se faz mais necessário.

Nos últimos anos, o trabalho de engenharia de trânsito, com apoio de informações do Plano Diretor da cidade, detectou diversos pontos perigosos, onde foram sugeridas mudanças em cada localização que exigia atenção redobrada, principalmente nos horários de pico, quando o trânsito tem seu movimento aumentado.

Entre as medidas adotadas, estão a instalação de nova sinalização de vias, tanto horizontais como verticais, além da inversão de sentidos de tráfego em algumas ruas.

Plano de Mobilidade

A sinalização do Centro Histórico de Sobral também tem passado por modificações, com a instalação, ao longo deste mês de junho, de 90 semáforos, em estilo colonial, de ferro fundido, com 4,2 metros de altura.

O objetivo é que os equipamentos, orçados em R$ 1.700.000, proporcionem uma maior e melhor mobilidade urbana dentro do Município, que tem desenvolvido, nos últimos meses, seu aguardado Plano de Mobilidade Urbana, construído com a participação popular, em audiências públicas.

Iniciada em setembro do ano passado, a primeira etapa realizou análise e diagnóstico da cidade, por meio de perguntas, como de que forma as pessoas se deslocam para o trabalho, ou escola, a que hora do dia, se possuem algum transporte, entre outros questionamentos.

Por meio do resultado obtido no relatório, o Plano de Mobilidade Urbana, que é resultado de parceria entre o Município e a Secretaria das Cidades do Ceará, entrou em processo de definição sobre o que o Município necessita para melhor atender a população fixa e flutuante.


DN
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial