Alunos da rede pública terão CNH gratuita






A ação faz parte do Programa de CNH popular do governo do Estado. A Secretaria de Educação (Seduc) deve estabelecer os critérios para a seleção


Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual poderão adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, nesta terça-feira (24), durante transmissão do Facebook. Ao todo, quatro mil documentos serão ofertados aos alunos, que precisarão ter um bom desempenho escolar.

"Eu autorizei e determinei ao Igor Ponte, do Detran, que construísse um acordo político, uma ação, para possibilitar que os alunos do 3º ano do Ensino Médio (último ano) possam ter o direito de participar do Programa Popular de carteira de motorista e tirar sua CNH gratuitamente. Auto escola, aulas nas ruas, tudo será gratuito", afirma o governador Camilo Santana.

Critérios

De acordo com o governador, os alunos passarão por uma seleção que deve ser estabelecida em breve pela Secretaria da Educação (Seduc) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Os critérios detalhados, no entanto, serão comunicados posteriormente. De acordo com a assessoria de comunicação do Governo do Estado, caso o estudante do último ano de ensino ainda não tenha atingido a maioridade, seu benefício será garantido até um ano após o fim do Ensino Médio, período também em que o beneficiado deve completar a idade mínima para retirar o documento. As datas para o início do projeto ainda não foram especificadas.

Camilo Santana ainda ressaltou o preço, classificado por ele mesmo como "caro", para adquirir o documento e disse se tratar de uma ação importante para os jovens que não têm condições de pagar o valor convencionado.

DN