Assembleia Legislativa celebra 29 anos de fundação da União Brasileira de Mulheres

- A+



Em comemoração aos 29 anos de fundação da União Brasileira de Mulheres (UBM), a Assembleia Legislativa vai promover, na próxima segunda-feira (06), sessão solene no plenário 13 de Maio.

O evento, marcado para às 15 horas, atende requerimento da deputada Augusta Brito (PCdoB).
Na justificativa, a parlamentar destaca que a data é celebrada anualmente em 30 de outubro, mas a ideia da fundação da UBM começou a ser gestada em 5 de agosto de 1988, em congresso ocorrido na cidade de Salvador (BA), que contou com a participação de 1.200 mulheres.

“Estas deixaram para os dias atuais a necessidade de prosseguir a luta por um país de mulheres e homens livres. O resultado dessa atuação é um reconhecimento, em nível nacional, de que a UBM é uma das maiores entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres no nosso país”, aponta a deputada.

A sessão solene, explica Augusta Brito, reconhece o protagonismo da entidade na história do feminismo no Brasil e na política nacional. “Temos ubemistas ocupando todos os espaços: sendo donas de casa, autônomas, trabalhadoras, gestoras públicas e parlamentares. Pelo orgulho de ser mulher e de lutar onde se quiser”, ressalta.