FCF divulga tabela básica do Campeonato Cearense 2018


O Campeonato Cearense 2018 terá seu início em 10 de janeiro, uma quarta-feira, e, na tarde dessa sexta-feira (10), a Federação Cearense de Futebol (FCF) publicou a tabela básica dos jogos do estadual. Atual campeão cearense, o Ceará estreia diante do Uniclinic. Já o Fortaleza, após conseguir acesso à Série B do Brasileiro, pegará o Tiradentes em partida que pode marcar a estreia em jogos oficiais do técnico Rogério Ceni a frente do Leão.

Além dos jogos da dupla Ceará e Fortaleza, as partidas que abrem o estadual 2018 são as seguintes: Iguatu x Ferroviário; Floresta x Maranguape; Horizonte x Guarani de Juazeiro.

Iguatu e Floresta são as equipes oriundas da Série B estadual. O Azulão do Centro-Sul se sagrou campeão da Série B do Cearense 2017. O time da Vila Manuel Sátiro, depois de ser vice da segundinha estadual, recentemente bateu o Fortaleza na final da Taça Fares Lopes e assegurou participação na Copa do Brasil do próximo ano.

Ao longo da competição, o interior cearense receberá partidas da Série A do estadual somente nas cidades de Iguatu, Maranguape e Juazeiro do Norte. As demais partidas ocorrerão na Capital e Região Metropolitana.

Confira os detalhes da tabela básica divulgada pela FCF.

Fórmula de disputa

Ficou decidido que a primeira fase da disputa ocorrerá em pontos corridos (todos contra todos) em apenas um turno, se classificando seis clubes, totalizando nove jogos para cada. Os dois últimos colocados estão automaticamente rebaixados.

Na segunda fase, os seis classificados também atuam em sistema de pontos corridos (todos contra todos). Dos times do hexagonal se classificam quatro equipes, que serão as semifinalistas do certame, com jogos de ida e volta.

DN Online