Itália empata e está fora da Copa de 2018







Mais que o empate por 0 a 0 com a Suécia nesta segunda-feira (13), em Milão, a derrota no primeiro jogo da repescagem derrubou completamente a Itália e a tirou da Copa do Mundo de 2018. A Azzurra acabou eliminada e traída pelo próprio sangue quente, já que o nervosismo construído na partida de ida voltou a aparecer nesta noite e foi o que a impediu de levar perigo real ao gol adversário.

Não faltou pressão, marcação adiantada, gritos com os companheiros e choro no hino; em resumo, não faltou nada à Itália além dos gols e do bom futebol.

O resultado tira a seleção italiana da Copa do Mundo pela primeira vez desde 1958 – edição que, ironicamente, foi disputada na Suécia. No entanto, os suecos voltam ao Mundial depois de ficarem fora em 2010 e 2014.

Isso significa que 29 seleções já carimbaram o passaporte para a Rússia 2018. Os três confrontos finais de repescagem decidirão três vagas entre Irlanda e Dinamarca (amanhã, 14/11, às 17h45), Austrália e Honduras (quarta, 15/11, às 7h), e Peru e Nova Zelândia (quinta, 16/11, às 00h15).

A Itália continua sendo a segunda maior campeã ao lado da Alemanha, com quatro taças cada. O fraco time que se apresentou nestas Eliminatórias vinha em decadência anunciada há sete anos: nas Copas de 2010 e 2014, nem sequer conseguiu ir além da fase de grupos do Mundial e só venceu uma única partida.

Choro de Buffon
Buffon foi às lágrimas antes e depois da eliminação em Milão. Fora da Copa do Mundo de 2018, o goleiro confirmou que não atuará mais pela seleção italiana.

“Eu não sinto muito por mim, mas por todo o futebol italiano. Não é triste que o tempo passe, mas sim que eu tenha que terminar deste jeito”, disse o jogador à imprensa na saída de campo, visivelmente muito emocionado.

Buffon faz valer o sentimento de saudade que os fãs do futebol terão. Antes do apito inicial, enquanto a grande maioria da torcida presente no Estádio Giuseppe Meazza vaiava o hino da Suécia, ele dedicou-se a aplaudir a melodia adversária.

O gesto do ídolo italiano rendeu uma infinidade de elogios nas redes sociais.