MPCE lança aplicativo contra corrupção em Juazeiro do Norte



Juazeiro do Norte. O Ministério Público do Estado Do Ceará (MPCE) irá lançar, na próxima quarta-feira (22), às 10h, o aplicativo “Corrupção Zero”. A cerimônia, que acontecerá na sede da Comarca de Juazeiro do Norte, apresentará o “Projeto Corrupção Zero”, cuja finalidade é fomentar a prática de ações preventivas e repressivas à corrupção, inclusive, de um escritório regional anticorrupção a ser instalado em parceria com uma instituição de ensino superior, o que já está em fase de tratativas.
O aplicativo, concebido pelo promotor de Justiça da Comarca de Juazeiro do Norte, Igor Pinheiro, e desenvolvido em parceria com o acadêmico do curso de Direito, Emerson de Campos Medeiros, tem o objetivo de fomentar a participação da sociedade no controle da Administração Pública. Assim, qualquer pessoa, a partir do celular e de maneira anônima (se assim quiser), poderá apresentar as denúncias que gostaria de ver apuradas na cidade sobre supostos atos de corrupção, inclusive, enviando fotos e vídeos das irregularidades constatadas.
Além disso, o aplicativo terá um chat anticorrupção, a partir do qual o cidadão poderá relatar, em tempo real, atos de corrupção que exijam pronta ação do Ministério Público. O aplicativo dispõe, ainda, da ferramenta “cidadão investigador”, com os links de sites voltados para a fiscalização do Poder Público. Assim, as pessoas podem funcionar como auxiliares do Ministério Público e denunciar indícios de corrupção que encontrem em suas pesquisas. Nele também há uma coletânea das principais convenções internacionais e das leis anticorrupção para acesso fácil e direto.
Para acessar o aplicativo, basta clicar no link.
Serviço:
Lançamento do aplicativo Corrupção Zero
Local: sede do Minitério Público, Rua Catulo da Paixão Cearense, 135, Triângulo
Data: 22 de novembro (quarta-feira)
Horário: 10h