Camilo antecipa pagamento da folha para sexta-feira






O governador Camilo Santana anunciou que o pagamento do mês de dezembro dos servidores públicos estaduais será antecipado para a próxima sexta-feira (29). Somados aos pagamentos da segunda parcela do 13º salário – a primeira foi em julho último – e da folha de novembro, ambos realizados neste último mês de 2017, a injeção na economia cearense neste fim de ano gira em torno de R$ 2 bilhões.

Além disso, o Governo do Estado vai ampliar o número de escolas com ensino em tempo integral. No total, serão mais 40 novas unidades, que ficarão espalhadas nas diversas regiões do Ceará. Com isso, o número de unidades com esse perfil chega a 111. As informações foram divulgada pelo governador Camilo Santana, ontem, durante a transmissão ao vivo em sua página no Facebook.

“Com isso, estamos investindo em segurança, em saúde, em qualificação profissional, na qualificação dos nossos alunos e gerando oportunidade para os nossos jovens”, frisou o governador.

As novas unidades serão distribuídas pelos municípios de Fortaleza (14), Aquiraz (1) , Caucaia (2), Eusébio (1), Itaitinga (1), Maracanaú (4), Maranguape (1), Pacatuba (2), Itapajé (1), São Gonçalo do Amarante (1), Pentecoste (1), Carnaubal (1), Viçosa do Ceará (1), Acarape (1), Limoeiro do Norte (1), Independência (1), Iguatu (1), Lavras da Mangabeira (1), Crato (2), Juazeiro do Norte (1) e Caririaçu (1).

O chefe do Executivo sancionou, ainda, lei que institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) para os servidores técnicos das universidades Estadual do Ceará (Uece), Regional do Cariri (Cariri) e Vale do Acaraú (UVA).

Transparência
Camilo assinou, também, mensagem solicitando à Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) aprovação para investir na adequação da estrutura da carreira de auditoria e controle interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará.

“É uma reformulação para fortalecer o órgão, responsável por ouvir as reclamações da população e pelo controle dos gastos públicos e da transparência do Estado”, disse o governador.

Além disso, Camilo sancionou lei que visa a melhoria de casas remanescentes do entorno da obra do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), em Fortaleza. “Estamos remanejando ou indenizando famílias da área do VLT. E essa lei vai permitir melhorias nas casas que ficaram e que tiveram suas paredes rachadas por causa da obra, por exemplo”, explicou ele.

Idiomas
O governador Camilo Santana divulgou a distribuição dos onze Centros Cearenses de Idiomas. Os equipamentos vão ofertar ensino gratuito das línguas inglesa e espanhola aos estudantes da rede pública estadual, fortalecendo o currículo da Educação Básica.

Os onze Centros de Idiomas serão coordenados pela Secretaria da Educação (Seduc) e espalhados por Fortaleza (6), Crateús (1), Caucaia (1), Juazeiro do Norte (1), Iguatu (1) e Itapipoca (1).

“O mercado de trabalho tem exigido, cada vez mais, qualificação. Como somos um estado turístico, e como estamos ampliando o nosso turismo, (essa formação) é importante”, justificou o governador.