Camilo Santana libera R$ 120 milhões para melhorar o trânsito no Ceará















Ogovernador Camilo Santana (PT) lançou, nesta segunda-feira (18), no Palácio da Abolição, o Programa de Segurança no Trânsito (Sinalize) para diminuir o número de acidentes com vítimas fatais no Estado. O Governo do Ceará vai investir R$ 120 milhões na área urbana dos 184 municípios para melhorar a sinalização de trânsito e requalificar as vias, incluindo a implementação de ciclovias e calçadas.

Durante o evento, Camilo assinou o termo de compromisso do programa com os 90 prefeitos que estavam presentes na solenidade. Também participaram da cerimônia o superintendente do Departamento Estadual do Trânsito (Detran), Igor Ponte, o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, deputados estaduais, federais, dentre outras autoridades e lideranças políticas.

O Sinalize será executado por meio de pactuação entre o Detran e as prefeituras, que devem se comprometer a intensificar as ações de segurança e educação no trânsito, efetivando as responsabilidades inerentes aos municípios, estabelecidas pela Política Nacional de Trânsito.



Compromisso para mudanças

A partir do ato da assinatura do documento por parte dos gestores estaduais e lideranças dos municípios, o Detran começa a receber os projetos de intervenção de cada cidade cearense, para analisar, realizar melhorias e executar as ações de trânsito com o investimento do Governo. Uma das medidas para transformar a realidade de acidentes na Capital e Interior é, por exemplo, a implementação de vias mais seguras e sinalizadas vertical e horizontalmente.

O superintendente do Detran, Igor Ponte, enfatizou que 68% dos mortos e feridos no trânsito do Estado do Ceará estão na zona urbana das médias e pequenas cidades do Interior, além da periferia da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza. Para combater essa estatística, é preciso que a consciência de municipalização dos cuidados com a mobilidade urbana e segurança nas vias seja tomada por todos.

Redução recente

No período de 2014 até junho de 2017, o Ceará registrou redução de 27% das vítimas fatais nas rodovias estaduais. Contudo, ainda assim, o Governo tem manifestado preocupação com o número elevado de casos de acidentes e determinado a necessidade de redefinir uma política permanente de apoio aos municípios para, proporcionalmente, elevar a qualidade de infraestrutura e tornar as ruas e avenidas mais seguras para o tráfego de veículos.

Ceará News