Cartão Mais Infância dará auxílio a 60 mil famílias em extrema pobreza no Ceará





Cerca de 60 mil famílias cearenses em situação de extrema pobreza serão beneficiadas com auxílio mensal de R$ 85 do Governo do Ceará através do Cartão Mais Infância. A ação do Programa Mais Infância Ceará foi lançada pelo governador Camilo Santana e pela primeira-dama Onélia Santana, na manhã desta segunda-feira (11), em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará.

A transferência de renda ocorrerá para núcleos familiares cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses que se enquadrem na situação de alta vulnerabilidade social: residentes de zona rural, em propriedades sem banheiro ou sanitário, de estrutura inapropriada (taipa, palha, madeira aproveitada ou outro material), além de residências urbanas sem água canalizada em pelo menos um cômodo.

50 mil famílias em dezembro

Em seu discurso no evento, Camilo Santana revelou que cerca de 50 mil famílias do Estado já receberão o Cartão Mais Infância ainda neste mês de dezembro. Até julho de 2018, cerca de 60 mil famílias cearenses em situação de extrema pobreza serão beneficiadas.

O governador comemorou mais uma ação do Mais Infância e reforçou o foco da gestão estadual em oferecer mais qualidade de vida e oportunidades para cidadãos cearenses que enfrentam a pobreza no Ceará. “O Ipece juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social fizeram um estudo identificando as famílias que estão no CadUnico, que estão na extrema pobreza. Inicialmente todas essas famílias já estão no cadastro e vão receber a partir desse mês. E a partir dai todo um acompanhamento para buscar famílias que não estão no CadUnico”, destacou Camilo.

As famílias beneficiadas serão acompanhadas por equipes de saúde da família e da assistência social e terão prioridades às políticas públicas nas áreas de habitação, segurança alimentar, saúde, educação e inclusão produtiva.

O governador Camilo Santana destacou a importância de se investir para garantir a qualidade de vida permanente das famílias beneficiadas. “Estímulo através de creches e acompanhamento, atenção das famílias ou de profissionais na área e se alimentar bem. Nutrição é um dos pontos fundamentais para a criança ter um bom desenvolvimento. São essas famílias que nos queremos dar condições melhores. Todas essas famílias serão priorizadas em políticas de habitação, de geração de emprego e capacitação.”

Camilo Santana reforçou ainda que as ações para investir no desenvolvimento de crianças é também prevenir problemas mais complexos no futuro. “A cada 1 dólar investido na infância, se deixa de gastar 7 dólares na assistência social e na construção de presídios. Essa é a fase delicada da criança. Hoje temos 35 municípios nos melhores índices de desenvolvimento humano no Ceará”, ressaltou Camilo.

Idealizadora do Mais Infância, a primeira-dama Onélia Santana destacou como vai ser a parceria com as prefeituras municipais para identificar as famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância. “Aproximadamente 57 mil famílias serão beneficiadas inicialmente. Despois teremos a ‘buscativa’ de famílias que não estão no CadUnico mas que precisam do auxilio. Estamos na ‘buscativa’ com esse profissionais que estão sendo capacitados nesse momento para um trabalho em conjunto”, explicou a primeira-dama.

O evento no Centro de Eventos reuniu famílias a serem beneficiadas, deputados estaduais e federais, secretariados estadual e municipais, vereadores, prefeitos e lideranças políticas e de movimentos sociais da Capital e do Interior.

Apoio bem-vindo

Em Coreaú, município da região Norte do Ceará, o casal de agricultores Fábio Araújo e Maria do Socorro batalha arduamente todos os dias na roça para prover o sustento de casa. Do trabalho dos dois no campo dependem as filhas gêmeas de apenas dois anos, Ana Vitória e Maria Fabrícia.

Para Fábio, o Cartão Mais Infância traz esperança a famílias, que como a dele, se preocupam em não deixar faltar educação e itens básicos para a criação das meninas no Interior.