Guardas Civis Municipais de Sobral recebem promoção


Sobral-CE; major Erlânio Matoso, da Guarda Civil Municipal de Sobral, em solenidade de promoção do efetivo, seguindo Plano de Cargos e Carreiras da Categoria (Foto: Divulgação).

Sobral- Nesse período em que se comemora o Natal, 119 Guardas Civis Municipais receberam um presente. É que, todos, foram promovidos no município de Sobral, na região Norte do Ceará, em cerimônia realizada no Centro de Convenções Inácio Gomes Parente. Aprovado este ano pelo prefeito Ivo Gomes (PDT), o novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da instituição assegurou promoção para 80% do efetivo da Guarda Civil, com acréscimo nos vencimentos variando de 13% a 100%, além de gratificações que variam de 9% a 22%.

Melhoria

De acordo com Erlanio Matoso, “a nova formatação do PCCV trouxe a melhoria de todo o escalonamento da Guarda Municipal, na medida em que extingue a necessidade de vagas objetivas para a promoção”, explica o secretário. Antes, a vacância do cargo impedia a promoção dos guardas. Com as alterações na Lei 818/08, essa regra está extinta. “Não precisa estar criando vagas para se promover alguém”, diz Matoso.

Promoção

Foram promovidos 18 servidores a Guardas de 1ª Classe, que passarão a receber 13% de gratificação sobre o vencimento base da Guarda Municipal; 8 Subinspetores de 2ª Classe, que receberão acréscimo de 50% sobre o vencimento base e gratificação de curso de 9% sobre o vencimento base de Subinspetor; 44 Subinspetores de 1ª Classe, dos quais 21 receberão 50% de reajuste sobre o vencimento base e 44 receberão 14% de gratificação sobre o vencimento base de Subinspetor; 12 Inspetores de 2ª Classe, que foram contemplados com 100% de acréscimo sobe o vencimento base e 9% de gratificação de curso sobre o vencimento base de inspetor; 1 Inspetor de 1ª Classe com 100% de acréscimo sobre o vencimento base de Guarda Municipal e 14% de gratificação sobre o vencimento base de Inspetor. Além disso, 36 profissionais que não ascenderam nas promoções anteriores receberão vencimentos iguais aos Subinspetores de 2ª Classe.

Comemoração

Para Reginaldo Costa, que recebeu a promoção para inspetor, a população de Sobral também ganha com a promoção dos Guardas Municipais. “Este momento é de um grande salto, com essa promoção coletiva beneficiando 119 profissionais, que agora têm uma melhoria salarial e representa também para a população uma grande mudança no trabalho. Profissionais com melhor ânimo fazendo um melhor trabalho para atender a população”, disse

DN