Santana do Acaraú: CEI é inaugurado e recebe nome de D. Yolanda Queiroz






O CEI Yolanda Queiroz foi construído, assim como a Quadra Poliesportiva, também entregue ao distrito de cerca de 3 mil moradores, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares) II ( Fotos: Marcelino Júnior )
 por Marcelino Júnior - Colaborador

Santana do Acaraú. Os moradores de Parapuí, distrito mais populoso de Santana do Acaraú, no Norte do Estado, comemoraram, nessa quarta-feira (31), a entrega do Centro de Educação Infantil (CEI) Yolanda Queiroz. O equipamento educacional já passa a atender, nesta quinta-feira, 100 crianças com idades entre 1 e 5 anos.

Para a agricultora Maria Arnita Carneiro, 43, a maior felicidade é poder levar o neto Fábio, de 3 anos, para conhecer sua nova escola. "É muito bom saber que ele vai estudar perto de casa, num espaço de qualidade.

Outra pessoa que vibrou foi a dona de casa Núbia Pontes, 56, que mora perto. "Eu nasci aqui e nunca vi um espaço como este para nossas crianças de Parapuí. Meu neto está ansioso para começar a estudar", disse orgulhosa, ao lado da placa que identifica o equipamento, que presta homenagem a Dona Yolanda Queiroz que, ao lado de seu marido, industrial Edson Queiroz, deixou importante legado cultural para o Estado do Ceará. O pai de Dona Yolanda, Luiz Vidal, filho de Parapuí, foi importante comerciante da região, também deixando seu nome na memória das pessoas do lugar.

Inspiração

"É bom saber que essas crianças terão um local apropriado para seu bom desenvolvimento e aprendizado, assim como seus direitos educacionais garantidos. E essa homenagem a Dona Yolanda Queiroz reforça bem isso, pois esse é o melhor exemplo de garra e determinação que essas crianças podem ter como inspiração para seu futuro", finalizou a primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

Investimento

O CEI Yolanda Queiroz foi construído, assim como a Quadra Poliesportiva, também entregue ao distrito de cerca de 3 mil moradores, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares) II. A obras custaram R$ 1,079 milhão.

"Essa é, antes de tudo, uma ação que reforça o direito dessas crianças de terem uma escola de qualidade, nos mesmos padrões da Capital e de outros municípios. Essa parceria entre o Estado, Município e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com essa importante operação de crédito chamada Proares, tem garantido a entrega de muitas obras no Ceará, mesmo em tempos difíceis", reforçou o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino.

"Nosso Município disponibiliza apenas uma escola com cinco salas de aula, e a Secretaria de Educação aluga mais nove salas para acolher crianças da primeira e segunda infância e do Ensino Fundamental até o 5º ano. Dentro dessa necessidade, elaboramos nosso Plano Participativo Municipal (PPM) para definir qual equipamento seria construído, por meio da demanda da própria comunidade", explicou o prefeito Marcelo Arcanjo.

"Somos um Município muito carente. Esta é uma vitória de um município que é rural e dependente do funcionalismo público", afirmou Maria Eunice Vasconcelos, secretária do Trabalho e Assistência Social de Santana do Acaraú.