Debate para impedir a privatização da Eletrobras será nacionalizada diz Guimarães

 Compartilhar no Google+


A Liderança da Oposição na Câmara promoveu reunião nesta terça-feira (20) com sindicatos ligados ao setor elétrico para discutir a proposta de privatização da Eletrobras. O tema será nacionalizado e ganhará as ruas do País, adiantou o líder da Oposição, José Guimarães (PT-CE). O deputado cearense adiantou que também foi definido um calendário de mobilizações nos estados. “O sistema elétrico brasileiro é um patrimônio e não pode ser vendido de forma alguma”, afirmou.
A reunião que ocorreu na Liderança da Minoria definiu que nesta quarta-feira (21), a partir das 8h, haverá um ato em frente à sede nacional da Eletrobras em Brasília. No próximo dia 28, às 10h, está marcada uma reunião ampliada com sindicatos, centrais sindicais, movimentos estudantis e a frente contra a privatização do setor elétrico. Neste encontro será definida a data de um grande ato nacional contra a privatização do sistema Eletrobras.
O objetivo é fazer uma ampla mobilização nacional como foi a luta contra as reformas Trabalhista e Previdenciária. O governo federal vai apostar todas as suas fichas para entregar a Eletrobras de mão beijada ao capital privado. Conforme Guimarães, qualquer país do mundo preserva sob seu controle os setores de energia, petróleo, gás e água. “São áreas estratégicas que não podem ser vendidas”, finalizou.
Na Câmara dos Deputados foi criada uma comissão especial para debater o projeto de lei (PL 9463/18), que prevê a desestatização do sistema Eletrobras. A Bancada do PT e os partidos de oposição participam do colegiado para impedir a privatização da estatal.
Carlos Leite