-- ANUNCIE AQUI ! ---------------------------------------------------------------------------

16 março 2018

Municípios do Ceará ganharão praças











A primeira Praça Mais Infância foi inaugurada em Viçosa do Ceará, no dia 6 de fevereiro último e está em pleno funcionamento ( Foto: Marcos Studart )


O Governo do Estado assina nesta sexta-feira (16), às 9 horas, mais sete convênios com os municípios de Acopiara, Aquiraz, Cascavel, Iguatu, Itapipoca, Maracanaú e Quixadá e mais cinco contratos com Itarema, Mauriti, São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Trairi para construção de 12 praças Mais Infância, de um total de 29 a serem implantadas no Interior. A solenidade será às 9 horas, no auditório da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

Os documentos serão assinados pelo titular da STDS, Josbertini Clementino, pelos prefeitos dos municípios contemplados e por representantes das construtoras licitadas. A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, - no qual estão inseridas as praças Mais Infância -, também participa da solenidade. Na oportunidade, estarão presentes ainda, deputados federais que apoiaram a construção dos equipamentos sociais com recursos de suas emendas parlamentares.

As praças Mais Infância serão construídas por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). Juntas, as 12 unidades terão o investimento de R$10.391.358,38, sendo 80% das financiadas pelo Governo do Estado, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% de contrapartida dos municípios.

Com foco no desenvolvimento infantil e no estímulo à convivência comunitária, os novos ambientes de lazer serão compostos por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e jardim, além de bloco de apoio com banheiros acessíveis e fraldário.

No total, 29 unidades serão implantadas e mais três estão previstas. Uma praça Mais Infância já foi inaugurada em Viçosa do Ceará, no dia 6 de fevereiro último. Um novo espaço está em fase de conclusão na cidade de Amontada e as obras em outros quatro municípios - Acaraú, Boa Viagem, São Benedito e Tianguá - estão em andamento.

Tempo de crescer

O Mais Infância Ceará tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Com a compreensão de que o desenvolvimento infantil requer abordagem integral e integrada, o Tempo de Crescer visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

O Tempo de Brincar foca nos benefícios dos jogos infantis para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.

Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e também ampliar a oferta de creches.

DN
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial