Postos de Combustíveis em todo estado fecham nesta segunda-feira (19)


Falta de acordo entre os sindicatos patronal e laboral é o motivo para que os postos do Estado não funcionem durante o feriado ( FOTO: JL ROSA )

O consumidor cearense não terá onde abastecer veículos nesta segunda-feira (19). Todos os postos de combustíveis do Ceará estarão fechados no Dia de São José, padroeiro do Estado.

Por falta de acordo entre os sindicatos patronal e laboral, os estabelecimentos não irão funcionar. A questão diz respeito ao entendimento de ambos das novas leis, em vigor no País desde a Reforma Trabalhista ocorrida no ano passado, no que tange especialmente ao regime de trabalho durante os feriados.

Conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos), não haverá prejuízo para os empresários. "Quem iria abastecer na segunda-feira, deverá fazê-lo no domingo (18) ou na terça-feira (20)", ressaltou o assessor de economia do Sindicato, Antônio José Costa.

Ele aponta que o sindicato patronal quer seguir o que diz a nova lei, enquanto o sindicato laboral quer manter em vigor o que estava estabelecido antes das mudanças legislativas.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sinpospetro-CE), Ardilis Arrais, disse que haverá uma reunião na próxima semana para tentar um acordo entre as partes. Ele alerta que, a falta de um entendimento, pode afetar o serviço ainda mais vezes.

"Temos aí mais um feriado, dia 25, que é a Data Magna do Estado, e o feriado no dia 30, Sexta-Feira da Paixão. Então, temos em março mais três oportunidades para fechar os postos em todo o Estado, sem contar os feriados municipais", afirmou.

Fiscalização

Na semana em que se comemorou o Dia do Consumidor (15), a Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou uma série de ações de fiscalização e de orientações ao consumidor sobre seus direitos no momento de abastecer. No Ceará, 11 postos foram fiscalizados, todos em Fortaleza, gerando sete autuações por questões administrativas.

DN