Pré-candidatura de Maia à Presidência é confirmada


O deputado Rodrigo Maia, que preside a Câmara, garantiu que seu partido, o DEM, terá candidato próprio ( Foto: ABR )

São Paulo/Brasília. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou que será candidato à Presidência da República, caso seja aprovado na convenção do partido na quinta-feira (8).

"É uma construção que já vem acontecendo ao longo dos meses. Muitos colegas, parte da sociedade civil, alguns empresários estão vendo nossa gestão na Câmara, essa coragem de enfrentar temas de muitos anos atrás. Agora é esperar a convenção do partido", falou em entrevista a uma emissora de rádio.

Maia afirmou que o partido deve sim sair com candidatura própria neste ano.

"O Brasil vive esse ciclo desde a redemocratização e depois a polarização PT e PSDB, que já acabou. As pesquisas já mostram uma rejeição contra esses partidos", declarou. Para o político, "o Brasil já cansou de uma pessoa que dá voltas para enfrentar os problemas".

"Tem que ter coragem para enfrentar esses assuntos como já estamos fazendo com vários, Reforma da Previdência, por exemplo, e também para falar a verdade", acrescentou Maia.

Durante a entrevista, o presidente da Casa adotou um tom de pré-candidato que já está em campanha eleitoral, tocando em assuntos de educação, saúde e transporte público.

"São milhões de jovens sem estudo, muito deles no crime. Tem que olhar para essa juventude abandonada que precisa ser recuperada pela sociedade, com educação".

Perfil

Nascido no Chile, em 1970, porém com nacionalidade brasileira, Maia preside a Câmara dos Deputados, desde o processo de afastamento, cassação e prisão de Eduardo Cunha, em meados de 2016, e foi reeleito para o biênio 2017 - 2019.

Com o impeachment de Dilma Rousseff, e com a posse de Michel Temer como presidente da República, Maia tornou-se o primeiro na linha de sucessão à presidência. Está em seu quinto mandato como deputado federal. Ele é filho de Cesar Maia, ex-prefeito do Rio de Janeiro.